e receba nosso informativo
Publicado em 27/05/2014
No Fórum Internacional sobre produção leiteira, que aconteceu no dia 20 de maio em Kentucky - EUA, foi possível compartilhar experiências e conhecimentos dos participantes de todos os continentes, com representantes de todas as áreas da cadeia produtiva: genética, nutrição, sanidade, manejo de pastagem, entre outros.
Um dos principais tópicos discutidos foi a eficiência na alimentação animal. Denghohg Gao, mestre em ciências, da China, mencionou que aquele país um ano excelente em 2013 no que diz respeito ao preço do leite (mais de um dólar por litro!). A previsão segundo ele é que em 2014 haja uma queda de 20 a 30% deste valor. O custo da alimentação de gado leiteiro é um tema muito relevante, sobre o qual os chineses estão focados, já que devem importar grandes quantidades de DDGS e outras matérias primas para sua produção láctea.
Em paralelo a isso, Gao mencionou ainda que a mão de obra qualificada representa um grande empecilho para a indústria láctea chinesa. A busca por este pessoal é um dever de todos que fazem parte desta cadeia.
Silvie Andrieu, da França, disse que a eficiência está nos detalhes e na possibilidade de medir e quantificar os processos produtivos. Ela enfatizou também que fazer um bom uso da água é um tema de preocupação na França. Dados mostram que por lá 4 litros de água são usados para produzir um de leite.
É possível ter um rebanho saudável e fértil quando se tem alta produção?
Diante desta pergunta chave, o pesquisador Maurice Bolard, da Irlanda, disse que para alcançar este objetivo devemos minimizar as doenças metabólicas, reprodutivas e desenvolver técnicas de manejo visando o conforto do animal.
Informações: Alltech
Envie para um amigo