e receba nosso informativo
Publicado em 26/03/2014
Dois importantes painéis serão realizados no AveSui: o III Painel de Biomassa & Bioenergia, coordenado pela Embrapa Suínos e Aves, e o III Painel de Reciclagem Animal, organizado pela Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA).
O Painel de Biomassa & Bioenergia abordará a utilização de resíduos em frigoríficos para produção de gás e compostos. Também será apresentado, segundo Paulo Armando Victoria de Oliveira, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves e coordenador do Painel Biomassa & Bioenergia, um case de um projeto para tratamento de dejetos de resíduos de incubatório via compostagem. “É muito importante levar ao conhecimento dos técnicos e produtores as tecnologias hoje disponíveis para tratamento de resíduos da indústria e de resíduos de incubatórios”, afirmou.
O Seminário sobre Reciclagem Animal será coordenado pela Sra. Catia Macedo, gestora de projetos na ABRA. O Seminário vai colocar em discussão temas de extrema relevância para o desenvolvimento do setor. Segundo Catia Macedo, "a Avesui é uma excelente oportunidade que temos para discutir os temas de maior interesse de nosso setor com vistas a elaboração de políticas públicas”.
A Feira Biomassa & Bioenergia acontece em paralelo à AveSui América Latina 2014, entre os dias 13 e 15 de maio, no CentroSul, em Florianópolis (SC).
A Feira Biomassa & Bioenergia reúne as mais importantes empresas deste setor que apresentam soluções práticas para reutilização de resíduos, produção de biogás, caldeiras movidas a biomassa, farinhas, máquinas e instrumentos para reciclagem animal e vegetal, picadores, medidores de umidade, mantas, biodigestores, entre inúmeras outras possibilidades para produção de energia sustentável sem danos ao meio ambiente, dentro e fora da propriedade.
Outros eventos que acontecerão simultaneamente no Avesui:
Observações: para os participantes do XIII Seminário Técnico Científico dará direito a presença no Painel de Biomassa e Bioenergia.
Valor Econômico dos Resíduos e Subprodutos da Indústria Animal é projeto do Roadmapping da Biotecnologia Aplicada à Industria Animal
A Articulação da Rota Estratégica para o Futuro da Indústria Paranaense, do Setor de Biotecnologia Animal, possui um projeto chamado “Valor Econômico dos Resíduos e Subprodutos da Indústria Animal”. O grupo de trabalho desse projeto é formado pela ABRA, Organização das Cooperativas do Estado do Paraná - OCEPAR, Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná - Sindiavipar, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater, Universidade Unioeste, Embrapa Aves e Suínos, Embrapa Florestas, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná - Adapar, a Secretaria do Meio Ambiente - SEMA, Fundação ABC, empresa Brasil Foods, entre outros.
O grupo é moderado pela equipe técnica dos Observatórios Sesi/Senai/IEL do Sistema Fiep, a proposta da articulação setorial pretende promover a interação entre representantes do setor produtivo, setor acadêmico e governo a fim de consolidar ações e projetos que possam auxiliar no desenvolvimento sustentável do setor de biotecnologia animal do Paraná.
Com esse projeto, o objetivo do grupo é diagnosticar a situação em que se encontram os subprodutos gerados pela produção das cadeias agroindustriais do estado. Em um primeiro momento serão codificadas as atuais circunstâncias para posteriormente identificar às alternativas para uma indústria sustentável.
A intenção é que, com base nos resultados obtidos, as informações sejam compiladas e fiquem à disposição das Instituições de ensino superior, que por meio da elaboração de outros projetos também possam contribuir para o desenvolvimento de novos processos e produtos que visem o aproveitamento sustentável dos resíduos.
Consulte mais informações no site: http://www.avesui.com.br/biomassabioenergia/
Informações: ABRA, Observatórios SESI/SENAI/IEL
Prezado Augusto,
Esta temática é discutida no Grupo de Trabalho da Articulação das Rotas Estratégicas. temos uma
próxima reunião do grupo no dia 19 de maio as 14 hs. Se o senhor quiser e puder participar, favor confirmar por e-mail ou
telefone:
observatorios.rota.biotecanimal@fiepr.org.br / 3271-7468
A reciclagem de carcaças é um dos fatores que foi implicado na disseminação do vírus da Diarréia Epidêmica Suína, doença altamente infecciosa que está dizimando o plantel americano e que, além do Canadá, já foi para o México e Colômbia. Se isso ocorreu nos EUA e Canadá, onde a biosseguridade é muito superior do que na média brasileira praticada, o risco de disseminação no Brasil seria elevadíssimo nas zonas de produção densas e o impacto, por conseguinte, devastador.
Envie para um amigo