e receba nosso informativo
Publicado em 25/03/2014
No dia 18 de março de 2014 foi realizada a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UFPR. Compuseram a mesa e fizeram uso da palavra o Vice-Reitor da UFPR Prof. Dr. Rogério Molinari, Pró-Reitor de Pesquisa da UFPR Prof. Dr. Edilson Sérgio da Silveira, Diretor do Setor de Ciências Agrárias Prof. Dr. Eduardo Teixeira da Silva, Chefe do Depto. Prof. Dr. Alex Maiorka, Coordenador Adjunto dos Programas de Pós-Graduação em Zootecnia/Recursos Pesqueiros – Capes Prof. Dr. Clóves C. Jobim, representando o presidente do CRMV Itamara Farias e o Coordenador do Programa Prof. Dr. Marson Bruck Warpechowski.
A criação de um Programa de Pós-Graduação em Zootecnia era um sonho antigo dos docentes do Departamento de Zootecnia da UFPR, que começou a acontecer em outubro de 2012. Após reuniões no Departamento de Zootecnia e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, ambos apoiaram integralmente a ideia, e um grupo iniciou os trabalhos para elaboração da proposta, que foi submetida a CAPES em 14 de março de 2013, após aprovação nas instâncias internas da UFPR.
Vale ressaltar o apoio que a proposta recebeu de diversas instituições, entre as quais: a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná; Federação da Indústrias do estado do Paraná (Sistema FIEP); Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR); Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia (CRMV); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Suínos e Aves); Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ); Sindicato dos Zootecnistas do Paraná (SINZOOPAR) e Brasil Foods S.A.
A proposta enviada foi aprovada em setembro de 2013 pela CAPES, que conferiu conceito inicial 4, para os cursos de mestrado e doutorado. A criação do novo programa foi homologada pela Universidade em dezembro do mesmo ano. Atualmente, o Programa de Pós-Graduação em Zootecnia é composto por 13 professores orientadores permanentes, em duas áreas de concentração: Nutrição e Produção Animal e Meio Ambiente, Melhoramento e Modelagem Animal; e quatro linhas de pesquisa: Nutrição e produção de herbívoros e forragicultura; Nutrição e produção de não ruminantes e animais de companhia; Modelos estatísticos e econômicos aplicados à produção animal e ao melhoramento genético animal; e Impactos ambientais em produção animal e ecossistemas aquáticos.
O primeiro processo seletivo foi realizado em fevereiro de 2014, com o ingresso de 26 alunos no curso de mestrado e 12 alunos no curso de doutorado.
No documento da “Rota Estratégica para o Futuro da Indústria Paranaense” para o fator crítico formação em recursos humanos, unânime nas 4 visões de futuro, os especialistas recomendaram o incremento na oferta de cursos específicos na área, garantindo, assim, uma indústria animal forte e inovadora.
Autor: Professora Laila Talarico Dias (docente UFPR), Observatórios SESI/SENAI/IEL
Para mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, acesse o site aqui.
Envie para um amigo