e receba nosso informativo
Publicado em 27/02/2014
O Encontro Nacional de Genômica Animal foi realizado nos dias 19 a 22 de fevereiro na Universidade Federal do Paraná e no Lactec (Campus da Indústria, Fiep) em Curitiba.
O que é Genômica?
Genômica é o estudo do genoma, genes e das suas funções. Permite o conhecimento dos mecanismos moleculares da expressão genica incluindo as relações genes/ambiente. Essa ciência pode se dedicar a determinar a seqüência completa do DNA de organismos ou apenas o mapeamento de uma escala genética menor. A genômica tem gerado novas ferramentas para os programas de melhoramento e, desta forma, contribuído para melhorar a eficiência e qualidade dos produtos de origem animal.
Por que o Observatórios SESI/SENAI/IEL apoiou o Evento?
O grupo de trabalho formado por pesquisadores do Observatórios SESI/SENAI/IEL em conjunto com especialistas de instituições públicas, privadas e empresas pertencentes à indústria animal paranaense identificaram a genética e o melhoramento animal como vetores de desenvolvimento que podem ser potencializados pela biotecnologia. A biotecnologia na genética e melhoramento animal pode contribuir para a melhoria dos índices de produtividade das criações, de lucratividade para o produtor rural e de qualidade do produto final para o consumidor. O Sistema FIEP publicou em 2008 a Rota estratégica para o futuro da indústria paranaense – Roadmapping da Biotecnologia aplicada à indústria animal), publicação que elaborou um conjunto de ações a serem desenvolvidas até 2015 para que haja sucesso na visão “Referência em Genética e Melhoramento Animal”. As ações foram centradas nos fatores críticos para o sucesso, sendo uma delas a capacitação de recursos humanos específicos para área. Portanto, o evento Encontro Nacional de Genômica Animal foi uma importante contribuição na área.
A realização do Encontro Nacional de Genômica Animal só foi possível pelo trabalho coletivo do grupo multi-institucional (pesquisadores, empresários e representantes), que coordenados pela médica veterinária Adriane Molardi Bainy e pela responsável técnica Carla A. Fontana Simão submeteram um projeto para arrecadação de recursos financeiros via Fundação Araucária.
Esse grupo de trabalho é formado por representantes do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), Observatórios Sesi/Senai/IEL do Sistema Fiep, Brasil Foods (BRF) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A Fundação Araucária financiou o projeto em cerca de 25 mil reais. O evento ainda contou com a ajuda de patrocínio das empresas Agroceres PIC, Topigs, Aviagen, Hubbard e Castrolanda. Com a ajuda dos patrocinadores e da Fundação Araucária, o evento foi gratuíto e contou com a participação de 120 pessoas dentre alunos de graduação e pós-graduação, profissionais e pesquisadores. No curso, participaram 42 pessoas, sendo um grupo composto por estudantes de doutorado, pós-doutorado, pesquisadores de instituições públicas e privadas e professores de universidades do Estado do Paraná.
Sobre o evento e os resultados obtidos
O Seminário Científico contou com os palestrantes Dr. Ary Freitas, pesquisador da Emprapa Gado de Leite; Luiz Otávio Campos da Silva, pesquisador da Embrapa Gado de Corte; Dr. André Costa, diretor da empresa Topigs do Brasil; Rodrigo Torres, gerente da BRF; Dr. Daniel Perotto, pesquisador do IAPAR-PR; Dr. Rodrigo Vitorio Alonso, diretor executivo da Deoxi Biotecnologia; Tércio Michelan, gerente de produtos da Aviagen no Brasil; Marcos Vinícius G. Barbosa da Silva, pesquisador da EMBRAPA, e Guilherme Rosa, professor de estatística, genética e genômica na Universidade de Wiscosin - Madison, EUA. O PhD Guilherme Rosa ministrou o curso durante o Encontro. Ele possui ampla experiência na área de delineamento de experimentos e análise de dados, bem como em genética quantitativa e melhoramento genético em diferentes espécies animais. Desenvolveu pesquisa principalmente com modelos de efeitos mistos e inferência Bayesiana, métodos de Monte Carlo, estudos de expressão gênica, mapeamento de genes e seleção assistida por marcadores.
O curso proporcionou o treinamento de doutorandos para às exigências do mercado, promoveu a atualização de profissionais, estimulou a formação de recursos humanos na área, a inserção de mestres e doutores nas empresas e proporcionou a interação entre pesquisadores das mais diversas instituições de Ensino, Pesquisa do país, além de aproximar a academia do Setor Privado.
Rodrigo Alonso, diretor executivo da Deóxi Biotecnologia ressaltou aos alunos presentes no Seminário, que a Genômica é uma área em expansão, cheio de oportunidade para aqueles que se especializarem.
Saiba mais aqui: Encontro Nacional de Genômica Animal reúne especialistas da área no Paraná
Fonte: Observatórios SESI/SENAI/IEL
Envie para um amigo