e receba nosso informativo
Publicado em 12/02/2014
O Projeto "Consórcio de Aditivos Alimentares Sustentável (SFIS)" ou “Specialty Feed Ingredients Sustainability Project Consortium”, em inglês, é dedicado a reduzir o impacto ambiental da produção animal pelo uso de aditivos alimentares inovadores. SFIS anunciou os resultados de um ano de estudo que comprovam o papel dos aditivos na redução do impacto ambiental da produção animal. Os estudos mostram que o uso de aditivos reduz o consumo de ingredientes alimentares básicos, além de reduzir o potencial de aquecimento global, bem como eutrofização e potencial de acidificação durante a produção animal. A análise do SFIS utilizou Análise do Ciclo de Vida (ACV), que é uma técnica que permite a quantificação das emissões ambientais ou a análise do impacto ambiental de um produto ou sistema, para examinar o uso de dietas com nível baixo de proteína (nitrogênio) e fitase em suínos e aves.
Os resultados apontam para desenvolvimentos futuros, como a melhoria na conversão alimentar impulsionada pelo avanço das tecnologias em nutrição animal. O projeto é um exemplo proeminente de como a indústria de nutrição animal trabalhando em conjunto pode melhorar a sustentabilidade de toda a cadeia de alimentos, ressaltou Mr. Philippe Becquet, Presidente do Conselho de Administração do SFIS. Os resultados finais do estudo do SFIS serão publicados no segundo trimestre de 2014.
O SFIS é liderado pela Federação Internacional da Indústria Alimentar (IFIF) e pela Associação da União Européia de Aditivos Alimentares e suas misturas ( FEFANA ) , e reúne a Associação de Indústria de Alimentação animal americana (AFIA), japonesa (JFMA) e brasileira (Sindirações), bem como as empresas que se dedicam à produção de alimentos e aditivos para animais.
Leia mais: Sindirações. Aproveite também para acessar os resultados do estudo “Nutrição Responsável, Contribuindo com o Meio Ambiente” no mesmo link.
Envie para um amigo