e receba nosso informativo
Publicado em 30/01/2014
Mormo é uma doença infecciosa de equinos de origem bacteriana que pode ser transmitida ao homem e a outros animais. No Brasil, a incidência dessa doença é de notificação obrigatória junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O trânsito de cavalos no estado do Paraná estava sob restrições desde agosto de 2013, quando foi encontrado um caso positivo da doença no município de Paraíso do Norte. O serviço veterinário oficial encontrou um cavalo, que apesar de não apresentar sintomas, teve resultado positivo para o mormo durante prova sorológica.
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) eliminou o foco da doença no Estado e restabeleceu a normalidade para o trânsito e aglomeração de cavalos. A portaria no 6 foi assinada pelo diretor presidente da Adapar, Inácio Afonso Kroetz, no dia 15 de janeiro deste ano e condiciona a entrada de animais de outros estados com registro de ocorrência de Mormo somente com a apresentação do exame com resultado negativo para a doença.
Há registro da presença de Mormo nos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Sergipe e São Paulo. “Portanto, os animais provenientes desses estados devem apresentar o certificado de sanidade exigido”, observou Kroetz.
Para acessar a portaria clique aqui.
Informações do Governo do Estado do Paraná.
Envie para um amigo