e receba nosso informativo
Publicado em 03/12/2013
"Saúde Animal, uma visão sem fronteiras”. Este é o tema do Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal (Endesa), realizado nos dias 02 e 03 de dezembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná.
A necessidade de atualização e compartilhamento de experiências para controle e prevenção de doenças em animais reuniu mais de 500 especialistas de diversos países neste encontro. O evento, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, contou com a presença do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e do diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), Inácio Afonso Kroetz.
De acordo com o diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Guilherme Marques, o evento tem o objetivo de “dar visibilidade ao trabalho do Serviço Veterinário Oficial, harmonizar procedimentos técnicos dos diversos programas de saúde animal desenvolvidos no Brasil e ampliar o conhecimento dos profissionais que, direta ou indiretamente, atuam na área de Defesa Sanitária Animal em prol da sociedade brasileira”.
Além dos técnicos oficiais brasileiros participam técnicos de órgãos públicos
dos Estados Unidos, de países europeus, do Chile, Uruguai, Paraguai e Argentina.
Segundo
Kroetz, o conhecimento na área de Defesa Sanitária Animal e as formas de controle e prevenção
de doenças devem ser conhecidas e compartilhadas para que todos trabalhem em sintonia contra ataques de vírus
e bactérias. “Esses organismos não conhecem fronteiras geopolíticas entre países, blocos
regionais e continentes”, ressaltou.
Durante o Endesa, os temas foram divididos em painéis técnicos, tais como “segurança nas fronteiras”, “zonas livres de Febre Aftosa”, “Sistema de Informação Zoosanitária (SIZ)”, entre outros assuntos fundamentais para a sanidade animal no Brasil e no mundo.
Com informações de Ministério da Agricultura e AEN.
Envie para um amigo