e receba nosso informativo
Publicado em 05/11/2013
Nos últimos três anos, Marmeleiro é beneficiado pelo Programa Estadual de Ovinocultura e Caprinocultura adquirindo reprodutores da raça boer, específica para carne. Os resultados do melhoramento genético começam a aparecer com os cruzamentos mostrando uma melhoria no rendimento e precocidade dos animais nascidos.
Segundo Cleonir de Lorena, da Emater Local, os criadores estão contentes com a atividade em função do alto potencial de renda e com as perspectivas de abate e comercialização na Região.
Hoje, o município possui 17 criadores comerciais de ovinos e caprinos com um rebanho de 1.070 cabeças. Estes animais estão sendo comercializados precocemente, de seis a oito meses de idade, atingindo um peso de 10 kg de carne e um preço médio de R$ 12 o kg.
O produtor José da Silva Muniz é um dos beneficiários do programa, já possui 50 matrizes de cabras e obtém uma boa renda para manter a sua família em um hectare de terras. José trabalha há 30 anos com caprinocultura em parceria com mais três criadores e também dá assistência técnica.
"É uma média de 1% do rebanho que acontece de nascerem quatro cabritinhos.
Isso tem acontecido devido ao melhoramento genético, o bode eu peguei no Iapar e já é o quinto. Nós
vamos ampliar a produção", comentou José.
Programa de Apoio à Estruturação das Cadeias Produtivas
de Ovinos e Caprinos (PAECPOC)
O Programa de Apoio à Estruturação
das Cadeias Produtivas de Ovinos e Caprinos (PAECPOC) teve seu início em 18 de setembro de 2003, quando aconteceu na
EMATER-PR o I Seminário para a construção da proposta, que contou com a participação de
34 instituições e 54 técnicos. Neste Seminário e nas reuniões subseqüentes
dos grupos de trabalho, foi elaborado um diagnóstico do setor, e a partir daí, nasceu o Programa Estadual.
O Programa de Apoio à Estruturação das Cadeias Produtivas de Ovinos e Caprinos, tem por objetivo tornar as atividades competitivas em decorrência da exigência do mercado consumidor, proporcionando renda e melhor qualidade de vida aos criadores paranaenses.
Com informações de Jornal de Beltrão.
Envie para um amigo