e receba nosso informativo
Publicado em 31/10/2013
Aprovado em 2011, o Plano Setorial para Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura – conhecido como Plano ABC Nacional, foi publicado no dia 9 de outubro no Diário Oficial da União. A Portaria Interministerial nº 984/2013 é assinada pelos ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, e do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. Este plano faz parte da Política Nacional sobre Mudanças Climáticas e suas ações permitirão uma redução de emissões de gases estufa pelo setor agropecuário nacional estimada entre 133,9 a 162,9 milhões de toneladas de CO2 equivalentes até o ano de 2020.
Para atingir esse objetivo, o Plano ABC institui um conjunto de tecnologias que melhoram a eficiência no uso dos recursos naturais e aumentam a resiliência dos sistemas produtivos e de comunidades rurais.
Sete programas estruturam o Plano ABC, são eles: a recuperação de pastagens degradadas; a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e de Sistemas Agroflorestais (SAFs); o Sistema Plantio Direto (SPD); a Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN); as Florestas Plantadas; os Tratamentos de Dejetos Animais; e Adaptação às Mudanças Climáticas.
Todos os 27 estados já iniciaram o processo de constituição do seu Grupo Gestor Estadual (GGE). O GGE será responsável por elaborar e implementar um Plano ABC Estadual, conforme as prioridades e características regionais e locais.
Faça o download do Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças
Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura. Clique aqui.
Informações de Observatório ABC e MAPA.
Envie para um amigo