e receba nosso informativo
Publicado em 25/10/2013
No último dia 9 de outubro, o Sistema FIEP, por meio dos Observatórios Sesi/Senai/IEL, realizou mais uma Rodada de Negócios Tecnológica, dessa vez naárea de alimentos.
Esta que é a sétima edição das Rodadas de Negócios Tecnológicas, é também a 3ª edição para a área de alimentos e a 1ª edição realizada em Medianeira – oeste do Paraná, importante região para a cadeia produtiva agroalimentar.
O evento é resultado da articulação do setor, por meio do projeto Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense, iniciado em 2006.
Alavancada pelo fator crítico de interação Universidade-Empresa, da Rota Estratégica para a Indústria Agroalimentar, a Rodada de Negócios tem por objetivo aproximar o setor produtivo e a academia.
Seguindo a metodologia, fez-se previamente o mapeamento de empresas e pesquisadores do setor, os quais num segundo momento foram mobilizados a participar da Rodada. Ao longo do dia havia possibilidade para mais de 7 encontros personalizados, cada um com duração de 30 minutos, com o objetivo de apresentar-se as demandas e ofertas em P&D&I e verificar a possibilidade de projetos futuros em conjunto.
Os encontros foram pré-agendados, levando-se em conta as respectivas áreas de interesse das empresas e de atuação dos pesquisadores, com o objetivo de preparar agendamentos com o máximo de afinidade temática.
Foram realizados 81 encontros nesta III Rodada de Negócios Tecnológica em Alimentos que contou com a participação de oito empresas de diversas regiões do Paraná, uma de São Paulo e um Grupo Belga, sendo elas:
Também participaram, nesta 3ª edição, 25 pesquisadores representando diferentes instituições do Paraná como: FAG (Faculdade Assis Gurgacz), PUC-PR, UEM (Universidade Estadual de Maringá),UFPR (Universidade Federal do Paraná), UNIAMERICA (Faculdade União das Américas), UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) e UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).
Onze alunos do curso de Engenharia de Alimentos da UTFPR – Câmpus Medianeira, receberam um treinamento prévio ministrado pela equipe dos Observatórios Sesi/Senai/IEL e participaram como moderadores dos encontros que aconteceram durante a tarde de trabalhos. Segundo estes alunos além da interação Universidade/Empresa esta atividade proporcionou grande experiência devido ao conhecimento de novos processos, áreas, pessoas e inovações tecnológicas que irão complementar a sua formação profissional.
A organização do evento ficou por conta do grupo de articulação, constituído por atores da academia e da indústria paranaense, que se reúnem periodicamente.
A Rodada Tecnológica em Alimentos foi sediada pela UTFPR – Câmpus Medianeira, paralela à programação do XII ERSCTA/III Simali/Feira de Inovação da indústria Agroalimentar 2013, contou com o apoio da sbCTA-PR e da UFPR.
Para o representante da Frimesa, Claudecir Santos, "Foi uma oportunidade ímpar poder participar de um evento de tão grande importância não só a nível regional mas também a nível nacional, onde as empresas puderam colocar suas demandas e ouvir dos pesquisadores sua intenções de pesquisa".
Claudecir também afirmou que precisamos de ações que possam promover a aproximação desses atores tão importantes para o desenvolvimento da inovação no país e parabenizou toda equipe pela magnífica iniciativa.
As Rodadas de Negócios Tecnológicas realizadas anteriormente foram nas áreas de Alimentos, Bioenergia, Biotecnologia Agrícola, Biotecnologia Animal e Metal Mecânica. Nesta e em edições anteriores contamos com uma avaliação muito positiva por parte dos participantes, em especial pelo formato diferenciado quando comparado a outros eventos semelhantes, e ainda pelo potencial de inovação através da aproximação de atores da indústria e da academia.
Acompanhe os trabalhos da Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense – Roadmapping Indústria Agroalimentar.
Fonte: Blog da Articulação da Rota Estratégica do Setor Agroalimentar.
Envie para um amigo