e receba nosso informativo
Publicado em 18/10/2013
A Agência de Inovação da UFPR está aceitando propostas de empresas para produzir e comercializar um produto desenvolvido por pesquisadores da instituição e registrado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). A patente “Natamicina como aditivo na produção de silagens”, trata da aplicação de uma substância que preserva as propriedades nutricionais dos alimentos dados aos animais.
De acordo com o professor Patrick Schimidt, do Departamento de Zootecnia, capins e a planta do milho são estocados para alimentar bovinos, ovinos e caprinos durante o período de entressafra, e podem perder as propriedades nutricionais. A tecnologia desenvolvida na UFPR usa um controlador das leveduras, que reduzem o valor alimentício desse alimento. O pesquisador explica que a perda nutricional representa gastos de milhões de reais para os pecuaristas, e que a Natamicina é a primeira substância para controlar o crescimento de leveduras na ensilagem.
O prazo para a apresentação das propostas vai até o dia 14 de novembro, quando serão abertos os envelopes e a escolha da oferta mais vantajosa.
O edital com todas as normas a serem seguidas está no endereço:
http://issuu.com/agenciadeinovacaoufpr/docs/edital_03-2013
Anexos:
http://issuu.com/agenciadeinovacaoufpr/docs/anexo_i_edital_03_2013_-_patente
http://issuu.com/agenciadeinovacaoufpr/docs/anexo_ii_edital_03_2013
A Agência de Inovação da UFPR está aberta para prestar orientações sobre esse processo pelo telefone (41) 3360-7416 ou pelo correio eletrônico inovacao@ufpr.br.
Informações de Agência de Notícias da UFPR.
Envie para um amigo