e receba nosso informativo
Publicado em 03/10/2013
Os principais nomes da América Latina que trabalham com o tema arborização de pastagens em regiões subtropicais se reuniram em Curitiba nos dias 8 a 10 de outubro, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná - Fiep, para discutir o tema como estratégia para a adequação ambiental da bovinocultura e mudança de uso da terra. Promovido pela Embrapa Florestas, de Colombo, participaram ainda do encontro a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e Instituto Emater Paraná.
O Simpósio contou com a participação de 25 palestrantes, divididos em palestras e painéis, além da apresentação de trabalhos. Para o coordenador do Simpósio, o pesquisador da Embrapa Florestas Vanderley Porfírio-da-Silva, "as preocupações sobre meio ambiente e pecuária devem estabelecer sistemas de produção em bases sustentáveis, para que a pecuária possa ser socialmente benéfica, economicamente viável e ambientalmente adequada".
Os sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) que contemplam os componentes madeireiro e pecuário, além da produção de madeiras e de ser uma tecnologia para mitigar emissões de GEEs, atende a necessidade de bem-estar animal ao proporcionar proteção contra estresse térmico, promove a biodiversidade em sistemas produtivos e, incrementa o uso eficiente da terra com agregação de valor e renda para as áreas de pastagens.
O Simpósio foi organizado pela Embrapa Florestas (Colombo/PR), e além das participações da Seab e Emater Paraná, teve apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Senar Paraná, Iapar, Sistema Fiep, Universidade Federal do Paraná, Emater/RS, Associação Paranaense das Empresas de Base Florestal (Apre), Capes e Iufro e apoio de mídia da Revista Referência e Painel Florestal.
Maiores informações sobre o Simpósio em www.siap2013.com.br
Com informações de SEAB
Envie para um amigo