e receba nosso informativo
Publicado em 11/09/2013
O Instituto Senai de Inovação (ISI) no Paraná, que inaugurou no dia 17 de setembro, atuará no desenvolvimento de diversas linhas de pesquisa aplicada, em diferentes segmentos da indústria. Com equipamentos exclusivos no Brasil, o instituto vai oferecer soluções inéditas, ou que até então eram importadas pelas empresas, quando necessárias.
A partir da data de inauguração, o ISI – PR começará a desenvolver pesquisas e tecnologias que auxiliarão nos diagnósticos de patologias – de origem animal ou humana – por meio de sensores eletroquímicos. A detecção das doenças que provocam abortos entre bovinos – um dos problemas de maior impacto nos rebanhos – é outra das possíveis linhas de atuação do Instituto. O mesmo instrumento vai possibilitar também a detecção de doenças em animais domésticos, o que vai possibilitar sua adoção em petshops, mercado em ascensão no Brasil, que já ocupa a segunda posição mundial no segmento.
O instituto também vai oferecer uma análise rápida, por sensores eletroquímicos, sobre a qualidade da água ou do leite. Com o instrumento, a população e as indústrias passam a ter à disposição uma ferramenta no controle de qualidade dos produtos.
Outra importante contribuição do Instituto Senai de Inovação no Paraná, em parceria com institutos de inovação do Senai de Minas Gerais e de São Paulo, será o trabalho de desenvolvimento de tintas contendo nanocápsulas, que poderão permitir a regeneração pós riscos ou pequenos danos. Serão tintas “inteligentes”, “autocicatrizantes”.
O ISI de Curitiba foi inaugurado na terça-feira (17) durante o 1º Seminário Internacional de Inovação Industrial em Eletroquímica – S3IE.
Saiba mais sobre os ISTs no site: www.senaipr.org.br/instituto-de-inovacao/
Informações de Agência Fiep.
Envie para um amigo