e receba nosso informativo
Publicado em 10/09/2013
O Programa Carne Angus Certificada nasceu, há uma década, coordenado pela Associação Brasileira de Criadores da raça (ABA), com sede em Porto Alegre, a fim de criar parcerias entre pecuaristas e frigoríficos. Atualmente, é o principal projeto em andamento no País, a colocar no mercado carne de qualidade, com selo de garantia de associação.
A carne brasileira é vendida em São Paulo, no Paraná e no próprio Rio Grande do Sul, mas, até o mês passado, os gaúchos não tinham uma loja exclusiva para a raça. A primeira loja, inaugurada no dia 5 de agosto, foi possível por meio de um acordo da ABA com a Cooperativa Cotripal, de Panambi, no interior do Estado.
"O namoro que levou à criação da loja exclusiva para a venda de carne angus durou um ano", disse o pecuarista Reynaldo Titoff Salvador, da Cabanha Cia Azul, de Uruguaiana, e diretor do Programa Carne Angus Certificada. "Mas valeu a pena o esforço, pois a loja será uma bela vitrine para os criadores da raça".
A Cotripal é uma potência em sua região de atuação. Possui 3,4 mil cooperados, recebe por ano 3,5 milhões de sacas de soja, 400 mil sacas de trigo, 400 mil sacas de milho e possui três hipermercados. Para abastecer de carne as gôndolas de suas lojas, também possui seu próprio frigorífico, com abate semanal de 200 animais.
Para participar do programa da ABA, a cooperativa gaúcha reformou sua principal unidade para receber a loja exclusiva para a carne da raça britânica, que se chama Angus Premium Cotripal.
Para ler a matéria completa da Revista Dinheiro Rural, clique aqui.
Fonte: CarneTec, com informações de Dinheiro Rural.
Envie para um amigo