e receba nosso informativo
Publicado em 03/09/2013
Os laboratórios agropecuários devem seguir as instruções normativas de credenciamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que exigem a implantação de um sistema da qualidade que garanta a confiabilidade de resultados emitidos, baseado na norma ISO/IEC 17025. A exigência vigora desde a publicação da IN MAPA nº 01, de 16/01/2007. Porém, os laboratórios nacionais, que têm o prazo de até junho de 2014 para solicitação da acreditação, estão encontrando dificuldades para adequação às exigências da ISO.
Para auxiliar o setor nesta questão o grupo de trabalho “Incremento na Sanidade Animal”, que faz parte da Articulação da Rota Estratégica do Setor de Biotecnologia Aplicada à Indústria Animal do Sistema Fiep, discute soluções e estratégias em conjunto.
Os integrantes do grupo pretendem identificar os laboratórios agropecuários paranaenses interessados na acreditação, com o objetivo de divulgar alternativas às principais dificuldades encontradas na implantação da norma.
Os resultados desta investigação serão compartilhados com os respondentes e neste Blog Setorial, a fim de concretizar as ações de futuro relacionadas ao fator crítico de certificação e rastreabilidade da Rota Estratégica de Biotecnologia Animal.
Acesse a pesquisa aqui: Pesquisa Acreditação de Laboratórios Agropecuários.
Mais informações pelo e-mail: observatorios.rota.biotecanimal@fiepr.org.br ou
pelo telefone 3271-7468.
O Brasil precisa trabalhar firme nesta questão de exigir que seus laboratórios de analise e diagnostico se adeguem às exigências da 17025. Apresentar resultados provenientes destes laboratórios é uma condição para que os produtos brasileiros, como a carne suína, possam ser certificados e ganhem selos que garantem a qualidade dos mesmos. Sem dar garantia de que o alimento é saudável não se consegue competir no mercado atual.
Envie para um amigo