e receba nosso informativo
Publicado em 05/08/2013
Eles manifestaram a preocupação com a disseminação da doença, cuja incidência é considerada elevada na região. Desafio é manter a sanidade na propriedade com animais sadios.
A criação de um fundo de indenização aos produtores rurais que tiverem seus animais sacrificados em função da contaminação pela tuberculose foi tema de debate em encontro de líderes dos Conselhos Municipais de Sanidade Agropecuária (CSAs) dos municípios da região de Guarapuava, na Secretaria da Agricultura, em Curitiba. Eles manifestaram ao secretário Norberto Ortigara a preocupação com a disseminação da tuberculose bovina, cuja incidência é considerada elevada na região.
O secretário Ortigara solicitou a contribuição das lideranças para encaminhar uma mensagem de lei à Assembleia Legislativa constituindo um fundo para indenizar os produtores. Segundo o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Inácio Kroetz, a agência abriu uma consulta pública sobre a adoção de medidas mais rígidas para melhorar a qualidade do leite no Paraná. E essas medidas envolvem o controle de enfermidades como brucelose tuberculose.
As contribuições para a portaria em consulta pública podem ser encaminhadas por meio de formulário próprio, disponível neste link no site da Adapar, até o dia 22 de agosto de 2013.
Informações de ADAPAR e Governo do Estado.
Envie para um amigo