e receba nosso informativo
Publicado em 28/06/2013
No último dia 28 de maio a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) esteve presente
mais uma vez na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Fiep em Curitiba,
para participar do grupo de trabalho "Valor Econômico dos Resíduos e Subprodutos da Indústria Animal".
Desde
abril a ABRA participa do projeto através de um convite feito pelo Sistema Fiep, entidade ligada ao Sistema S (Sesi
, Senai e IEL), para as atividades da Articulação da Rota Estratégica para o Futuro da Indústria
Paranaense.
A articulação tem o objetivo de aproximar os atores do setor como os representantes das indústrias, os acadêmicos, o governo e o terceiro setor para realizar ações que possam auxiliar no desenvolvimento da indústria animal no Estado. Assim, foram criados grupos de trabalho, com as seguintes temáticas: referência em genética e melhoramento animal; biotecnologia para a biosseguridade, competência e inovação em nutrição animal e biotecnologia a serviço do meio ambiente na indústria animal.
Durante o encontro o coordenador técnico da ABRA, Sr. Lucas Cypriano fez uma apresentação com dados sobre os resíduos de origem animal que são gerados no estado. O coordenador também abordou o Projeto piloto que vem sido desenvolvido juntamente com a Embrapa aves e suínos sobre a coleta e processamento de mortalidade em granjas de suínos.
A pesquisadora da rota estratégica em biotecnologia animal da Fiep, Sra. Adriane Bainy, ressalta a importância da participação da ABRA no grupo de trabalho. “A Adapar se demonstrou preocupada com a questão da destinação correta de carcaças de animais mortos nas propriedades rurais, principalmente pela biosseguridade e sustentabilidade da cadeia. Assim, o trabalho da ABRA sobre Reciclagem Animal é de importância para o Estado e para o estabelecimento desse sistema é necessário discutir uma mudança da legislação federal e estadual”.
Além da ABRA, ainda participam do projeto a Organização das Cooperativas do Estado do Paraná - OCEPAR, o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná - Sindiavipar, o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater, a Universidade Unioeste, a Embrapa Aves e Suínos, a Embrapa Florestas, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná - Adapar, a Secretaria do Meio Ambiente - SEMA, a Fundação ABC, a empresa Brasil Foods, entre outros.
Para a próxima reunião foi proposto que a Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) apresente um panorama sobre a legislação para aproveitamento de resíduos da indústria animal, além do levantamento da produção de subprodutos em graxarias independentes com inspeção estadual ou municipal.
Associação Brasileira de Reciclagem Animal
A Associação Brasileira de Reciclagem
Animal – ABRA, é uma entidade representativa de classe. Fundada em 2006 sem fins lucrativos, constituída
pelos recicladores de Resíduos de Origem Animal - ROA do Brasil, e com sede em Brasília.
Site: http://www.abra.ind.br/
Informações de Assessoria de Imprensa da ABRA.
Envie para um amigo