e receba nosso informativo
Publicado em 02/05/2013
O estado do Paraná condicionou o ingresso de cavalos para eventos agropecuários e aglomerações de animais à apresentação de exame negativo de mormo. A determinação é da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e vale desde o dia 12 de abril.
Antes o exame era exigido apenas de exemplares provenientes de lugares com ocorrência da doença. Já o exame de anemia infecciosa equina segue sendo obrigatório e um dos requisitos para emissão do Guia de Trânsito Animal (GTA).
A proibição da entrada de cavalos de São Paulo no Estado do Paraná durou apenas uma semana. No dia 26 de abril, a Agencia de Defesa Agropecuária do Paraná lançou a nova Portaria nº 153 revogando a Portaria nº 151, que suspendia por tempo indeterminado a entrada de equídeos provenientes de São Paulo, estado com caso recente de confirmação de mormo. A entrada no Paraná volta a ser liberada após esforços da Câmara de Equideocultura, Associação Brasileira de Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida (ABCPCC) e Associação de Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida do Paraná (ACPCCP). Continua sendo obrigatório portar o exame negativo de Mormo.
Envie para um amigo