e receba nosso informativo
Publicado em 22/04/2013
Nos dias 18 e 19 de abril aconteceu na sede do Sistema Fiep, no Jardim Botânico, o II Simpósio Internacional de Nanobiotecnologia, realizado pelo Complexo Pequeno Príncipe com o apoio da Fiep. O evento apresentou as pesquisas nacionais e internacionais na área de Nanobiotecnologia (ou bionanotecnologia). Estima-se que mais de 600 participantes tenham participado do evento.
A Nanobiotecnologia é a ciência que emprega partículas bem menores que uma célula para diagnosticar e tratar doenças humanas e em animais e vegetais. Sua aplicação integra as ciências da vida, física, química e a engenharia em pesquisas e no desenvolvimento de compostos vivos e não-vivos. Também resulta na fabricação de nanodispositivos capazes de percorrer o organismo para reparar neurônios de pessoas com Parkinson ou Alzheimer e para desobstruir vasos sanguíneos. Eles ainda podem, por exemplo, encontrar e destruir vírus ou células cancerosas, reparar danos da radiação, e transportar medicamentos ao alvo específico.
O objetivo central do simpósio foi mostrar as principais áreas da nanobiotecnologia com exemplos apresentados por pesquisadores do Brasil e do exterior, procurando cortar a complexidade da linguagem científica, trazer mais clareza da visão técnica.
Informações de Agência Fiep.
Envie para um amigo