e receba nosso informativo
Publicado em 26/03/2013
Desde o último dia 11 de março, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) estão realizando uma série de eventos regionais para implantação do Parque Tecnológico Virtual do Paraná. O intuito é que sejam criados polos de desenvolvimento nas sete universidades públicas estaduais, responsáveis por coordenar o parque em suas regiões.
O Parque Tecnológico Virtual é um modelo de plataforma, na qual os agentes interagem em um ambiente comum de gestão e inteligência competitiva, ou seja, por meio de uma rede que está distribuída pelo Paraná. O projeto é promovido pela Secretaria de Tecnologia e Inovação do Paraná e coordenado pelo Tecpar, que conta com a parceria da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).
PARQUE TECNOLÓGICO VIRTUAL DO PARANÁ
Com o objetivo de apoiar e fortalecer os parques e incubadoras
tecnológicas estaduais, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) desenvolveu o Parque Tecnológico
Virtual do Paraná (PTV-PR), que possibilitará a aceleração dos negócios das empresas de
base tecnológica.
O PTV-PR vai integrar ativos de inovação e empresas de base tecnológica do estado em uma plataforma virtual desenvolvida para promover a cooperação entre empresas, governo, academia e entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
As empresas que aderirem vão se beneficiar com o uso de serviços tecnológicos credenciados e serão acompanhadas por um parque tecnológico, uma incubadora ou um núcleo de inovação. Podem participar instituições de pesquisa, universidades, centros de promoção de empreendedorismo e incubadoras.
A plataforma integrará as sete instituições estaduais de ensino superior (IEES) do Paraná e, para apresentação e instalação dos polos de desenvolvimento do projeto, estão sendo realizados workshops regionais em cada universidade. No dia 22, o workshop foi realizado na Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP) em Jacarezinho. As próximas cidades a receberem o workshop são Ponta Grossa (27) e Curitiba (2 de abril).
Com informações da Seti e UNICENTRO.
Envie para um amigo