e receba nosso informativo
Publicado em 04/03/2013
O gado da raça Curraleiro Pé-Duro, considerado como patrimônio histórico e cultural no Piauí, vai receber, no próximo dia 20 de março, o certificado de reconhecimento da raça pelo Ministério da Agricultura, Pecuária (Mapa).
O título autoriza a Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Curraleiros Pé-Duro (ABCPD), de Teresina, Piauí, a efetuar os registros genealógicos desses animais. A medida permitirá a realização de cruzamentos oficiais da raça, o que lhe conferirá status em melhoramento animal.
Segundo dados da ABCPD, estima-se que o rebanho é composto por três mil exemplares da raça em território brasileiro. O Curraleiro Pé-Duro tem comportamento dócil, é extremamente resistente às condições do semiárido, onde a pastagem é de baixa qualidade, e tem dupla aptidão.
Dados da Embrapa Meio Norte mostram que a raça tem facilidade para sobreviver em mata nativa, sem a necessidade de formação de qualquer pasto, por isso o Curraleiro Pé Duro é considerado o único bovino que pode viver em Unidades de Conservação, contribuindo inclusive para sua preservação.
Informações de Portal DBO.
Envie para um amigo