e receba nosso informativo
Publicado em 18/02/2013
Na primeira reunião de 2013 do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), realizada no dia 6 de fevereiro no Palácio do Planalto, em Brasília, a presidente Dilma Rousseff recomendou ao CCT que concentre esforços em torno do tema biotecnologia.
"É um assunto crítico para o Brasil e tem um potencial imenso, talvez até maior do que o pré-sal. Biotecnologia e biodiversidade podem ser um dos grandes diferenciais competitivos do País, se soubermos trabalhar adequadamente, mas hoje enfrentamos obstáculos importantes, como a lei de acesso à biodiversidade e a regulamentação ligada a fármacos", aponta.
A presidenta Dilma Rousseff pediu ao Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) proposta para a criação de um programa destinado a incentivar pesquisa e produção na área de biotecnologia.
Segundo o ministro de Ciência, Tecnologia e Informação, Marco Antonio Raupp, que dirigiu a reunião do conselho, a presidenta participou e sugeriu que a pauta deste ano seja concentrada em setores importantes para o desenvolvimento da tecnologia e da indústria. “Ela sugeriu a criação de um programa de biotecnologia a ser desenvolvido de forma organizada pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação”, disse Raupp.
Além da biotecnologia, a presidenta Dilma quer um projeto de laboratórios de uso aberto. “Ela foi incisiva ao pedir para mim e para o ministro Aloizio Mercadante a apresentação de proposta de laboratório aberto, para uso da comunidade acadêmica e empresarial”, disse Raupp.
Informações de Agência Brasil e Anpei.
Envie para um amigo