e receba nosso informativo
Publicado em 28/01/2013
Cientistas da IBM Research e do Instituto de Bioengenharia e Nanotecnologia (IBN) de Cingapura desenvolveram um hidrogel antimicrobiano capaz de eliminar vários tipos de bactérias e de fungos que são as principais causas de infecções microbianas, além de impedi-los de desenvolver resistência aos antibióticos.
O hidrogel sintético, ativado pela temperatura corporal, é biodegradável, biocompatível e não tóxico, tornando-se o método ideal para combater epidemias de risco para profissionais hospitalares, visitantes e pacientes.
O produto, composto por mais de 90% de água, pode ser utilizado na cicatrização de feridas, revestimento de dispositivos médicos e lentes de contato, tratamento das infecções da pele e obturações dentárias.
Como funciona
Quando aplicado em superfícies contaminadas, a carga positiva do hidrogel atrai todas as
membranas microbianas com carga negativa. No entanto, ao contrário da maioria dos antibióticos e hidrogéis
que têm por alvo o mecanismo interno das bactérias para prevenir a replicação, este material mata
as bactérias por meio da ruptura de sua membrana, impedindo o aparecimento de qualquer resistência.
Ensaios clínicos mostraram que o gel pode ser direcionado às bactérias e fungos envolvidos nas sete infecções mais comuns adquiridas em hospitais, como a MRSA (Staphylococcus aureus resistente à meticilina), VRE (enterococo resistente à vancomicina), multi-resistente Acinetobacter baumannii e Klebsiella pneumoniae, E. coli, Candida albicans e Cryptococcus neoformans.
Fonte: R7.com
Envie para um amigo