e receba nosso informativo
Publicado em 10/01/2013
A confirmação de um caso de raiva em um morcego na Zona 8 de Maringá colocou a Secretaria de Saúde em alerta nesta quarta-feira (9). A pasta informou que, em caso de contato direto desses animais com pessoas, a recomendação é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas.
“A raiva é fatal para as pessoas, por isso, a orientação sobre o risco de contato com a espécie e o alerta para se evitar esse contato voluntariamente”, reforçou o secretário da Saúde, Antonio Carlos Nardi, em comunicado encaminhado à imprensa pela Prefeitura de Maringá.
Ele ainda informou que, em hipótese alguma, as pessoas devem tirar um morcego de dentro da própria casa. Nesses casos é preciso entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). “Chamamos ainda a atenção para os cuidados e uso de equipamento de proteção como luvas, óculos e máscaras para trabalhadores de empresas prestadoras de serviços, como as instaladoras de TV a cabo, telefônicas, rede elétrica, limpeza de caixa d’água”, disse Nardi.
Informações de Gazeta do Povo.
Envie para um amigo