e receba nosso informativo
Publicado em 10/01/2013
Pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém conseguiram desenvolver uma vacina contra a Erliquiose Monocíclica Canina, a chamada “doença do carrapato”.
A erliquiose é uma das enfermidades mais comuns em cães e é transmitida pela picada do carrapato Rhipicephalus sanguineus infectados com a bactéria Ehrlichia canis.
A vacina se mostrou efetiva num estudo experimental cujos resultados foram publicados na edição de dezembro do periódico “Vaccine”. O objetivo do estudo foi avaliar o potencial de uma estirpe atenuada de Ehrlichia canis para ser utilizada como vacina contra a erliquiose monocítica canina.
Doze cães foram divididos em três grupos. Os animais do grupos 1 e 2 foram inoculados (vacinados) duas ou uma vez, respectivamente, com a estirpe de E. canis. O grupo 3 foi utilizado como controle. Os cachorros vacinados não sofreram com efeitos colaterais, apresentando apenas uma trombocitopenia transitória. Após essa avaliação de eventos adversos pós-vacinal, todos os cães foram infectados com uma estirpe mais virulenta da bactéria. O grupo de controle desenvolveu a doença de maneira severa, enquanto apenas três dos oito cães vacinados apresentaram febre baixa. Os outros cinco animais permaneceram saudáveis.
O estudo completo pode ser acessado neste link: http://www.yissum.co.il/sites/default/files/project_images/Articles/1839_harrus__baneth_2012_vaccine.pdf
Com informações de O Globo.
Envie para um amigo