e receba nosso informativo
Publicado em 18/12/2012
A Coreia do Sul anunciou hoje (18) embargo às conservas feitas com base na carne bovina oriunda do Brasil, alegando possibilidade de contaminação pela doença da vaca louca. Com a Coreia do Sul, chega a seis o número de países que suspenderam as importações de carne do Brasil. Anunciaram embargo ao produto brasileiro a China, o Japão, a África do Sul, a Arábia Saudita e o Egito. O bloqueio por parte do Egito refere-se apenas à produção do Paraná, onde em dezembro de 2010 foi registrado um caso atípico de vaca louca, anunciado há duas semanas pelo governo brasileiro.
O governo brasileiro garante que o país não teve registro da doença em sua forma clássica e no último dia 7 de dezembro, a Organização Mundial de Saúde Animal manteve a classificação como de risco "insignificante" para a EEB, confirmando que o Brasil está livre da doença.
Segundo o governo, os países que até agora suspenderam as compras são considerados pequenos importadores. Porém, por ordem do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, especialistas já estão prestando informações detalhadas aos parceiros comerciais na tentativa de reverter o cenário e impedir novos embargos.
Informações de Agência Brasil, Rural BR e Revista Veja
Envie para um amigo