e receba nosso informativo
Publicado em 03/12/2012
Produtores rurais de algumas cidades do Triângulo Mineiro registraram casos de leptospirose no rebanho bovino nos últimos meses. Os animais não eram vacinados, pois a vacinação contra a leptospirose não é obrigatória. Centenas de animais já morreram.
O produtor rural Mário Adolpho Júnior, dono de uma propriedade na cidade de Veríssimo, lamentou o prejuízo. Nesta semana, ele perdeu 81 cabeças de gado por causa da leptospirose. O diagnóstico foi confirmado por três laboratórios e os animais foram queimados para evitar ainda mais problemas. Todo o rebanho foi vacinado com uma mesma agulha, o que pode ter contribuído para o surto na propriedade, já que todos os animais sentiram os mesmos efeitos. O produtor contou produção de leite caiu e houve vários casos de aborto.
A doença também foi confirmada em rebanhos de Conceição das Alagoas, Campo Florido e Prata, todas são cidades do Triângulo mineiro. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) descartou a possibilidade de epidemia e recomendou aos pecuaristas vacinarem todo o rebanho.
Informações de G1 Triângulo Mineiro
Envie para um amigo