e receba nosso informativo
Publicado em 30/11/2012
O embargo russo às exportações de carne de três estados brasileiros - Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso - que já durava um ano e cinco meses, foi suspenso. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (28) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Apesar do fim do embargo, ainda não há previsão de quando serão retomadas as exportações dos três estados para o país europeu. Isso dependerá, segundo o Mapa, da celeridade de adaptação das empresas exportadoras às regras impostas pelos russos.
De acordo com o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Ênio Marques Pereira, para que houvesse a retomada do comércio, o Brasil optou por se submeter às exigências do país. Entre elas, está a exigência de que as carnes exportadas – tanto a bovina quanto a suína e de aves - não tenham hormônio promotor de crescimento, a ser atestado por um laudo de laboratório.
De acordo com Célio Porto, secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, o setor de suinocultura foi o mais prejudicado, pois 50% das exportações de suínos do Brasil são destinados à Rússia.
Informações de Agência Brasil
Envie para um amigo