e receba nosso informativo
Publicado em 27/11/2012
O Fórum Coop 2012 reuniu cerca de 550 lideranças para discutir as necessidades do sistema cooperativista, nos dias 22 a 24 de novembro, em Carambeí (PR), cidade onde surgiu a primeira cooperativa de produção no país, a Batavo. A programação do evento contou com a palestra do Luciano B. Fonseca, Gerente de Segurança de Produtos da Monsanto, que representou o Diretor de Regulamentação Geraldo Berger.
Luciano Fonseca em sua apresentação falou das biotecnologias disponíveis para aumentar a produtividade agrícola. No Brasil, no de 2011, 6 novos eventos da Monsanto foram aprovados, resultado de investimentos em pesquisa, aumento das parcerias público-privadas e maior participação da Embrapa. “As aprovações ganham ritmo no Brasil, recuperando o atraso de 1990. O tempo reduziu significativamente para análise dos protocolos, mesmo que o número de pedidos à CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) tenham aumentado”, comentou Luciano.
Segundo o representante da Monsanto, entre os desafios da biotecnologia nos próximos anos estão o acesso dos produtores e empresas a novas e aperfeiçoadas tecnologias, uma iniciativa política e uma regulamentação apropriada e eficiente. Luciano enfatizou que a Monsanto é uma empresa líder mundial na produção de sementes e pioneira no desenvolvimento de tecnologias devido às trocas globais de informações, às descobertas dentro e fora dos laboratórios da companhia, por possuir modernos equipamentos de alta tecnologia e pelas colaborações e parcerias no mundo inteiro. “A Monsanto apresenta mais de 1.500 parcerias com universidades e outras empresas”, reiterou Luciano.
“Entre 2005 e 2012 foram aprovados 8 produtos individuais e 8 produtos combinados, que são lançados no mercado após atender todas as exigências da CTNBio”, explicou Luciano. Luciano comentou que o custo para a Monsanto lançar um novo produto de biotecnologia no mercado é de no mínimo 200 milhões de dólares, sendo necessários pelos menos 5 anos de pesquisa para a geração da nova tecnologia. É um processo oneroso e demorado.
Luciano ainda falou das tecnologias de futuro da Monsanto, como o produto “Intacta RR2 PROTM”, que lidera o caminho de inovações da soja. Este produto apresenta inserção de genes que garantem alta produtividade.
Fórum – O Fórum Coop ocorreu na cidade considerada o berço do cooperativismo no Brasil, Carambeí. O evento faz parte do calendário oficial da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e do Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar). O ano de 2012 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como sendo o Ano Internacional das Cooperativas com o intuito de que o tema fosse discutido em todos os países como uma solução sustentável para o desenvolvimento econômico mundial.
Informações de Rota Estratégica do Setor de Biotecnologia Animal
Envie para um amigo