e receba nosso informativo
Publicado em 08/11/2012
Com o objetivo de estimular a cooperação comercial e o intercâmbio tecnológico entre empresas do Brasil e de Israel, o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná recebeu esta semana, em Curitiba, representantes da empresa israelense TransAlgae, que atua no ramo de biotecnologia.
O objetivo da visita é alinhar os detalhes de uma parceria com a empresa Nuvital/Quimtia, empresa que atua em diversas frentes e, no Paraná, possui uma unidade para produção e pesquisa nas áreas de insumos e rações animais localizada em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba.
A ação está sintonizada com os movimentos do governo federal, que lançou nesta segunda-feira (05), em Brasília, um edital, com recursos do BNDES e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), para estimular a cooperação empresarial entre Brasil e Israel.
Segundo o consultor da Fiep, Ramiro Wahrhaftig, o projeto de parceria entre as empresas para o desenvolvimento de novas tecnologias no Brasil será submetido ao edital na categoria "Life Science". Além das duas empresas, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e o Senai-PR participam do projeto fornecendo a estrutura laboratorial e de pesquisa necessária.
A TransAlgae possui alta tecnologia para fabricação de rações utilizando proteínas recombinantes. Em Israel, estas rações são usadas no cultivo de peixes, que com esta tecnologia conseguem um aumento de 15% na produção. Para o gerente de negócios da Nuvital/Quimtia, José Luciano Andriguetto, a parceria com a empresa israelense abriu um leque de oportunidades que podem ser desenvolvidas no Brasil. "O mais importante é que essa ponte está trazendo uma tecnologia inovadora que ainda não existe no país", afirmou.
No momento a tecnologia israelense é focada na aquicultura, mas pode ter desdobramentos futuros para outras espécies de animais. A previsão, segundo Andriguetto, é que os trabalhos tenham início entre seis meses e um ano, após os trâmites legais necessários.
Acesse o site da Cooperação Brasil - Israel
Informações de Agência Fiep.
Envie para um amigo