e receba nosso informativo
Publicado em 06/11/2012
A Fundação BIO-RIO finalizou um estudo para a Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) em que traz um "Diagnóstico sobre Escalonamento de Biotecnologia no Brasil".
O documento apresenta uma análise da oferta e da demanda de serviços de escalonamento utilizando o Mapa de Biotecnologia no Brasil 2011, bem como análise de viabilidade econômica e exame de uma planta multipropósito para produção de enzimas industriais.
Escalonamento (Scaling-up) é uma etapa crucial do processo de inovação. É a fase em que os experimentos que foram realizados em laboratórios (usando tubos de ensaio e frascos) são avaliados para produção em escala industrial. Por vezes o aumento de escala entre a fase laboratorial e a industrial pode representar aumento de 10 mil vezes, ocasionando riscos associados ao projeto, tecnológicos e/ou ligados ao projeto dos equipamentos.
No caso do segmento brasileiro de biotecnologia - em que mais de 70% das empresas são pequenas e médias - a fase de escalonamento acaba sendo um gargalo para que os avanços do conhecimento acumulados pelos pesquisadores brasileiros possam sair do papel e do laboratório e chegar aos mercados nacional e internacional, ou seja, para que o conhecimento tecnológico se torne efetivamente uma inovação tecnológica.
O estudo completo está disponível em:
http://www.desenvolvimento.gov.br/arquivos/dwnl_1350494454.pdf
Informações de Anpei.
Envie para um amigo