e receba nosso informativo
Publicado em 05/11/2012
O Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), por meio dos Observatórios SESI/SENAI/IEL, promoveu na última terça-feira (30/10) a 5ª Rodada de Negócios Tecnológica. O tema desta edição foi a biotecnologia aplicada à nutrição animal.
O encontro colocou frente a frente 50 pesquisadores de universidades e centros de pesquisa, público e privado, com representantes de 21 indústrias do setor. O objetivo é aproximar a pesquisa e a indústria para atender as demandas das empresas e, assim, promover o desenvolvimento e a inovação do setor produtivo paranaense.
Ao todo foram realizados 200 encontros de 30 minutos cada. Tempo suficiente para os pesquisadores apresentarem suas linhas de pesquisa, e para as empresas demonstrarem seus anseios e suas demandas de produtos para o setor.
"Dificilmente as empresas vão procurar cada uma das universidades para conhecer suas linhas de pesquisa e apresentar suas demandas. Isso levaria tempo e seria custoso. Então resolvemos mapear esses interesses e reunir a oferta e a demanda num único lugar e em único dia", explica a gerente dos Observatórios, Marília de Souza.
Para o responsável pela área de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I) da Sanex, Ricardo Hayashi, este modelo de encontro é positivo para empresas que têm perfil inovador ou que buscam uma aproximação com a pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos.
Segundo o pesquisador na área de bovinocultura de leite, da PUCPR, professor André Ostrensky, o setor de nutrição animal apresenta uma grande demanda de desenvolvimento e validação de produtos. "As empresas têm a demanda, mas nem sempre conseguem manter uma estrutura de pesquisa e desenvolvimento. Por outro lado, as universidades têm a pesquisa e, muitas vezes, resultam apenas em artigos científicos. Por isso a importância da aproximação entre a indústria e academia".
Outras quatro rodadas de negócios unindo pesquisadores e empresas nas áreas de alimentos, bioenergia e biotecnologia agrícola e florestal foram realizadas pelos Observatórios da Fiep. Ao todo já foram mobilizados 295 pesquisadores e cerca de 100 empresas.
A primeira rodada tecnológica em nutrição animal contou com os seguintes apoios – Patrocinadores: Alltech, Fundação Araucária, Impextraco, Nutrimental, Nuvital, Organnact, Sindirações e Solabia Biotecnologia. Instituições colaboradoras e apoiadoras: CBNA, Grasp, PUCPR, Sanex, UEM, UFPR, UTP, UTFPR e MAPA.
Acesse fotos da I Rodada Tecnológica em Nutrição Animal aqui.
Informações de Agência Fiep.
Envie para um amigo