e receba nosso informativo
Publicado em 09/10/2012
Até o início do mês de novembro Mato Grosso deve finalizar a formatação de um plano inédito e voltado exclusivamente à erradicação da tuberculose bovina. O Estado será o primeiro do País a contar com o programa, construído em conjunto entre os agentes de controle sanitário e setor produtivo.
Pelo plano pretende-se tornar mais rígido o controle e monitoramento dos animais fornecidos às indústrias frigoríficas. Vai propor, por exemplo, que em caso de confirmação da tuberculose em um animal todos os bovinos da mesma propriedade sejam obrigatoriamente submetidos a exames. Já em frigoríficos, estender àqueles de inspeção municipal e estadual a coleta de materiais com indicativo de tuberculose.
"Hoje se um animal der positivo é sacrificado. Mas agora a propriedade terá que ser examinada como um todo", explicou a a fiscal federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA, Brasília/DF), Janice Barddal.
A União Aduaneira (Rússia, Cazaquistão e Bielorrussia) já exige a coleta de materiais com suspeita de lesão naqueles frigoríficos que atuam sob inspeção federal. Caso sejam positivos, a exportação fica proibida aos consumidores aduanos. Desde 2009, pelo menos em 49 propriedades detectou-se a ocorrência da tuberculose bovina em animais. Deste total, 41 constatações ocorreram a partir de testes realizados em frigoríficos e outros 5 por exames feitos por veterinários nas propriedades rurais.
Ao operacionalizar o plano, Mato Grosso pretende elevar a vigilância sobre o trânsito interestadual. A entrada de bovinos no Estado só será permitida mediante apresentação de exames que demonstrem ser negativa a presença de tuberculose. A exceção será feita ao rebanho enviado aos frigoríficos. O plano também deve incluir à lista de exigência exames por amostragens nas propriedades que fornecerem animais.
Em caso de abates naqueles animais que acusarem a presença de tuberculose os proprietários serão ressarcidos. O valor ainda será estabelecido.
Com informações de Feed&Food.
Envie para um amigo