O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 18/03/2015
A quarta edição do Sigera, Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais, que acontecerá nos dias 5 a 7 de maio na cidade de Rio de Janeiro, discutirá questões ambientais para a sustentabilidade das produções agropecuária e agroindustrial nos próximos anos. O evento tem como eixos temáticos as tecnologias de tratamento de resíduos, o uso dos resíduos como fertilizante, os impactos dos resíduos nos sistemas água-solo-ar e planta, a produção de energia a partir de resíduos e os sistemas de gestão de resíduos.
O IV Sigera é apoiado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, por meio dos Observatórios Sesi/Senai/IEL. Esse apoio é decorrente da aproximação entre os eixos temáticos do evento com o foco de discussão de quatro grupos de trabalho multi-institucionais do projeto Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense* dos Observatórios.
Os grupos de articulação estão trabalhando em diferentes iniciativas para a sustentabilidade ambiental da indústria animal, agrícola e florestal, agroalimentar e de energia no Estado do Paraná. Os integrantes do grupo de trabalho (GT) “Valor Econômico dos Resíduos e Subprodutos da Indústria Animal” da articulação da rota de biotecnologia animal propõem realizar em 2015 um diagnóstico da situação atual da produção de resíduos e subprodutos da indústria animal no Estado. No ano passado esse grupo enviou uma solicitação ao MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) propondo a normatização dos procedimentos para retirada de mortalidades diárias das granjas de aves e suínos para reciclagem e geração de produtos de valor agregado. Além disso, o documento elaborado propôs a formação de um GT multi-institucional e multidisciplinar para discutir esse assunto com o MAPA.
Já na articulação do setor agroalimentar, o GT “Valorização de Resíduos” está dedicado na realização de um levantamento com o objetivo de identificar dados da quantidade e tipificação dos subprodutos gerados pelas indústrias agroalimentares de Curitiba e região metropolitana, as principais iniciativas no tema e eventuais dificuldades na destinação e aproveitamento desses resíduos.
Na articulação da rota de biotecnologia agrícola e florestal, o grupo “Criação de Rede em Biotecnologia com foco em microalgas” busca promover a articulação entre os atores do setor de bioenergia para discutir ações que possam alavancar o setor e tornar o Paraná provedor de soluções em bioenergia. Esta equipe estádesenvolvendo um projeto para a aplicação de microalgas em nutrição animal e humana.
O grupo de trabalho “Biomassa” da articulação setorial de energia, por sua vez, está desenvolvendo um projeto para o mapeamento de toda a cadeia do produto biogás. Atualmente este grupo vem trabalhando em duas novas frentes voltadas para a questão da gaseificação da biomassa florestal e para o diagnóstico da oferta e demanda por florestas energéticas no Paraná.
Um representante dos Observatórios Sesi/Senai/IEL acompanhará os painéis do Sigera para divulgar as novidades, soluções e alternativas de tecnologias para aproveitamento de resíduos, fomentar o estabelecimento de parcerias com atores estratégicos para integrar os projetos em andamento nas articulações setoriais, conhecer as demandas industriais na área de gestão e tratamento de resíduos e identificar novas oportunidades de trabalho aos grupos de articulação.
O Sigera é promovido pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera), com a copromoção da Embrapa Suínos e Aves e o apoio da Itaipu Binacional. Para maiores informações do evento, acesse: http://www.sbera.org.br/sigera2015/
*Articulação das Rotas Estratégicas
Este programa resulta do projeto Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense, que evidenciou a necessidade de articulação dos atores dos setores apontados como mais promissores para o desenvolvimento do estado. O objetivo é fornecer informações estratégicas e promover a interação entre representantes de setores portadores de futuro para a concretização das ações previstas nesse projeto.
Envie para um amigo