O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 06/06/2014
Nos dias 04 e 05 de junho foi realizada a primeira Rodada Biotecnológica Agroindustrial, no Campus da Indústria, Curitiba, Paraná. Este projeto foi fruto do trabalho conjunto do grupo de articulação “Rodada Tecnológica Universidade-Empresa”, da Rota Estratégica em Biotecnologia aplicada à indústria agrícola e florestal com a Rota de Biotecnologia Animal, a qual também faz parte do projeto Articulação das Rotas Estratégicas para a Indústria Paranaense. O objetivo do evento foi a organização de uma rodada tecnológica, entre universidades e empresas que atuam na área de biotecnologia aplicada à agricultura, florestas ou nutrição animal.
A temática do dia 04 foi a Biotecnologia Animal. Desta forma, a rodada iniciou com uma palestra da abertura sobre Propriedade Intelectual, ministrada pela Sra. Claudia Magioli, coordenadora geral de patentes do INPI nas áreas de biotecnologia, agroquímica, alimentos e cosméticos. Em seguida, ocorreu um talk show com discussão sobre inovação da indústria de nutrição animal. Esta mesa contou com representantes da indústria, pesquisa, governo e fomento.Para saber mais sobre esta discussão clique aqui.
No período da tarde ocorreram as Rodadas de Interação universidade-empresas. Estiveram presentes nove empresas e pesquisadores de diferentes instituições do estado do Paraná, totalizando um total de 72 encontros de oferta e demanda de pesquisa.
No dia 05, o evento dedicou-se a temática Biotecnologia Agrícola Florestal. A palestra de abertura foi ministrada pela Sra. Patricia L. Moreira, gerente científico na Natura Inovação e Tecnologia de Produtos LTDA na área de bioprospecção e desenvolvimento de novos ingredientes vegetais na biodiversidade brasileira. O tema da palestra foi “ Redes e parcerias para inovação: a experiência da Natura” na qual a gerente apresentou a cultura de inovação da empresa, exemplificando com alguns programas de inovação existentes dentro da Natura. O talk show que seguiu a programação abordou o tema Conselho de gestão do Patrimônio Genético (CGEN), sendo moderado por uma advogada especialista na legislação e composto por representantes do INP, da indústria, da pesquisa e de escritório de transferência de tecnologia. Clique aqui para saber mais informações sobre esta discussão. As Rodadas de Interação universidade-empresa também ocorrendo no período da tarde, contabilizando um total de 22 encontros entre empresas e pesquisadores presentes.
A metodologia para esta integração foram encontros com duração de 30 minutos cada. Os escritórios de inovação dos centros de pesquisa também estavam presentes e puderam oferecer aos participantes orientações técnicas específicas para cada parceria discutida.
“As instituições de ensino têm grande potencial de conhecimento e, de outro lado, está a indústria, que precisa atender as demandas dos consumidores. É preciso que aconteça uma interação e um alinhamento entre as partes e essa rodada permite essa aproximação entre universidade, instituições e empresas”, disse a representante do núcleo de Inovação Tecnológica e chefe da divisão de propriedade intelectual da Universidade Estadual de Maringá, Rejane Sartori, que participa das rodadas de negócios pela terceira vez.
Para o coordenador técnico corporativo de nutrição animal da BRF, Uislei Orlando, o principal resultado das rodadas de negócios são os contatos realizados durante o evento para possíveis oportunidades de parceria. Segundo ele, é preciso transformar ideias em ações. “Precisamos transformar artigos da academia em práticas, tecnologias e aplicação nas empresas e indústrias”, destacou.
O evento contou com o auxilio financeiro do Sistema FIEP e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Além disso, diversas outras instituições também apoiaram esta iniciativa. Confira abaixo:
A I Rodada Biotecnológica Agroindustrial é a nona edição de Rodadas Tecnológicas realizadas pelo Sistema FIEP, por meio dos Observatórios SESI/SENAI/IEL, e dos grupos de articulação setorial. No período de 2010 ao primeiro quadrimestre de 2014,foram realizadas oito Rodadas de Negócios Tecnológicas entre Universidade e Empresas, dos quais três edições foram voltadas ao setor agroalimentar, duas para o setor de bioenergia, uma para o setor de biotecnologia agrícola e florestal, uma para o setor de nutrição animal e uma para o setor metal-mecânico. As rodadas de interações resultaram em diversas parcerias e cooperações entre universidades e empresas paranaenses e de diferentes estados do Brasil.
Saiba mais sobre as primeiras edições das Rodadas Biotecnológicas:
Rodada de negócios une pesquisadores e indústrias de nutrição animal
I Rodada Biotecnológica Agrícola e Florestal é realizada em Curitiba
A realização de Rodadas de negócios atendem ao fator crítico Articulação entre os Atores, presente nas quatro visões de futuro do Roadmapping da Rota Estratégica em Biotecnologia Agrícola e Florestal , reforçando a ação de organizar rodadas de negócios em eventos técnicos-científicos para aproximar pesquisadores e responsáveis estratégicos da indústria.
Fonte: Sistema Fiep e Observatórios SESI/SENAI/IEL
Envie para um amigo