O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 04/11/2014
A inovação e a aproximação entre a academia e o setor empresarial é um assunto bastante discutido atualmente. A intenção de aproximar empresas e instituições de pesquisa é aumentar a competitividade e o avanço tecnológica da indústria. Para setor de biotecnologia esta é uma estratégia de grande importância e que pode alavancar o desenvolvimento do setor no país.
Com foco no desenvolvimento científico e na inovação, estão abertos dois editais voltados para empresas. Iniciativas como estas reforçam as visões de futuro do roadmapping da Rota Estratégica em Biotecnologia Agrícola e Florestal, que vislumbra a concretização da indústria paranaense no setor de biotecnologia agrícola e florestal. O fator crítico Recursos Humanos e P&D,Tecnologia e Inovação descrevem ações estruturantes acerca de proposições que possam configurar como elementos para o fortalecimento deste setor no estado.
Conheça os editais:
Prêmio Nacional de Inovação
Estão abertas as inscrições para a edição 2014/2015 do Prêmio Nacional de Inovação – uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o apoio da Senai e IEL. O objetivo do prêmio é mostrar que a inovação pode promover o crescimento econômico.
Empresas de micro, pequeno, médio e grande porte de todo o país podem concorrer aos 900 mil reais pré-aprovados no Edital Senai Sesi de Inovação.
Os projetos devem ser inscritos apenas pela internet, no site www.premiodeinovacao.com.br . O número de projetos cresceu nos últimos anos, sendo que em 2013 teve inscrição recorde. Foram 2022 trabalhos, em contrapartida aos 981 de 2012, e 427 em 2011.
As empresas podem concorrer nas categorias Gestão da Inovação, Inovação Tecnológica, Inovação em Modelo de Negócio e Agente Local de Inovação. As inscrições encerram no dia 7 de dezembro e os vencedores serão anunciados durante uma cerimônia a ser realizada em maio de 2015, em São Paulo.
Inova Talentos – Programa RHAE Trainee CNPq – IEL (Terceira Edição)
O Programa tem como objetivo ampliar o número de profissionais qualificados em atividades de inovação no setor empresarial brasileiro. É uma parceira do IEL com o CNPq para desenvolver projetos de inovação nas empresas e institutos privados de PD&I, qualificar profissionais para execução de projetos de inovação no ambiente empresarial e ofertar aos futuros talentos vivência empresarial para melhor atuação profissional no merco.
O apoio financeiro será concedido aos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), selecionados, por meio da concessão de bolsas desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora, na modalidade SET, para a inserção de graduandos, no último ano de curso, e graduados, em até 3 (três) anos da titulação, nas empresas e institutos de PD&I privados, localizados em território nacional.
Os requisitos para adesão são: estar constituído legalmente como empresa ou instituto de P&D&I privado, dispor de contrapartida de R$ 20.000,00, elaborar e submeter projeto à Chamada de Inovação do CNPq/IEL e ser aprovado e indicar um colaborador da empresa para a tutoria do profissional selecionado.
As bolsas de fomento podem ser observadas na tabela a seguir.
O prazo para a inscrição vai até o dia 05 de dezembro. Para conhecer mais sobre o programa Inova Talentos acesse: www.inovatalentos.com.br
Fonte: Com informações da Agência Gestão C,T&I , CNPq, Portal da Indústria.
Envie para um amigo