O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 29/01/2014
O Show Rural Coopavel 2014, a ser realizado em Cascavel (PR), é um evento anual, promovido pela Coopavel Cooperativa Agroindustrial. O Show Rural é uma vitrine tecnológica que facilita o acesso de produtores rurais a equipamentos e técnicas que auxiliam a produzir mais e melhor, mesmo com severas adversidades climáticas, uma nova constante imposta pelo aquecimento global. O evento é referência mundial, uma vez que nele as principais empresas mundiais de pesquisa e de equipamentos lançam novos produtos e tecnologias antecipando com exclusividade as tendências para o agronegócio. A última edição contou com 4900 expositores, 250 apresentações técnicas, mais de 200 mil visitantes e 430 expositores. Este ano o evento ocorrerá entre os dias 03 a 07 de fevereiro.
Presente no evento, a Embrapa vai apresentar aos produtores, técnicos e visitantes do evento informações sobre o Manejo Integrado de Pragas (MIP) , junto com os mais inovadores resultados de pesquisa de 18 Centros Nacionais da Embrapa. O (MIP) é uma ferramenta importante para garantir a produtividade e a sustentabilidade do agroecossistema. É também fundamental para combater novas pragas, como a Helicoverva armigera, que vem infestando as lavouras brasileiras nos últimos meses.
Confira abaixo alguns lançamentos da Embrapa para a safra 2013/2014 e as tecnologias que serão apresentadas na Vitrine de Tecnologias:
Soja precoce com alto potencial produtivo
O cultivar de soja BRS 359RR é um lançamento da Embrapa na safra 2013/2014, sendo transgênica de ciclo precoce, que junto à semeadura antecipada, favorece o plantio do milho safrinha na melhor época. A cultivar possui crescimento indeterminado e alto potencial produtivo. As cultivares de soja da Embrapa proporcionam boas safras para os agricultores brasileiros, aliando bons rendimentos com um forte programa de sanidade.
Grãos, frutas e hortaliças
Além de amostras de sementes de feijão, abóbora e azevém e mudas de batata-doce, capim elefante anão e cana-de-açúcar, o visitante poderá conferir também quatro diferentes cultivares de uva. A BRS Magna, para processamento de suco; BRS Vitória que é a primeira cultivar de uvas sem semente brasileira tolerante ao míldio; BRS Núbia, uva preta de mesa com sementes que tem como característica principal o fato de demandar menos mão de obra para manejo do cacho, além da BRS Isis, uva de mesa vermelha, sem sementes, e também resistente ao míldio.
Vitrine de tecnologias
A Vitrine de tecnologias, em uma área de 8.000m2, apresentará variedades e tecnologias referentes às culturas da soja, feijão, milho, sorgo e forrageiras. Serão cerca de 20 cultivares e 10 tecnologias desenvolvidas especialmente para o produtor que quer um material com a credibilidade da Embrapa. Além disso, também serão apresentados uma coleção de variedades de soja, as quais apresentam um ótimo desempenho e são indicadas para diferentes regiões de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e região sul de Mato Grosso do Sul.
Estação do Conhecimento
A Vitrine de Tecnologias da Embrapa irá abrigar a Estação do Conhecimento, tenda onde serão apresentadas palestras rápidas com orientações práticas aos produtores.
Unidade Didática Agroecológica
Nesse espaço a Embrapa, em conjunto com a Emater-PR, Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), Instituto Agronômico do Paraná, Coopavel, Itaipu Binacional e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), demonstra os princípios da Agroecologia e a diversidade de cultivos, onde se empregam técnicas com baixo impacto ambiental, acessíveis aos agricultores, com diferentes fontes de renda e possibilidades de agregação de valor.
Solos, florestas e meio ambiente
No espaço denominado Casa da Embrapa, os visitantes poderão obter informações sobre a aferição da deposição de gotas nas pulverizações agrícolas e sobre a aplicação de práticas de transição ecológicas. Também conhecerão o fertilizante organomineral granulado, obtido a partir de cama de frango e o Mapa de Solos do Paraná. Ainda serão apresentados os resultados do projeto “Florestas energéticas”, com o objetivo de otimizar e viabilizar alternativas ao uso de fontes energéticas tradicionais não renováveis por meio da biomassa de plantações florestais de forma sustentável.
Eventos como o Show Rural Coopavel reforçam as visões de futuro do roadmapping da Rota Estratégica em Biotecnologia Agrícola e Florestal, que vislumbra a concretização da indústria paranaense no setor de biotecnologia agrícola e florestal. A visão “Referência em genética e melhoramento vegetal” descreve ações estruturantes acerca da proposição de pesquisas e iniciativas que possam configurar como elementos para o fortalecimento deste setor no estado do Paraná. Destacam-se então os fatores críticos P&D e Inovação e Articulação entre Atores, os quais possuem ações como gerar produtos e processos inovadores em genética e melhoramento vegetal e facilitar aos agricultores o acessos a produtos melhorados, respectivamente.
O sistema Fiep também estará presente no evento e os visitantes poderão conhecer serviços da Fiep, Sesi, Senai e IEL ofertados à indústria do agronegócio e ao industriário Com o lema “Indústria. Forte no agronegócio”, um estande institucional vai apresentar os serviços ofertados para o setor, como programas de qualificação profissional, consultorias na área de tecnologia e inovação e ações voltadas à promoção da saúde e qualidade de vida do industriário (leia mais).
Evento:
Data: 03 a 07 de fevereiro
Horário de visitação é das 8 às 17 horas
Local: Centro Tecnológico Coopavel, na BR 277, km 577.
Para saber mais acesse o site: http://www.showrural.com.br/
Envie para um amigo