O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 09/02/2018
Há dez anos, o cientista cearense Roberto Caracas certamente não imaginava que, em 2018, estaria cruzando o oceano para apresentar mudas clonadas em Portugal, durante a Semana do Brasil, em uma ação da rede de lojas El Corte Inglés realizada a partir desta sexta-feira (2).
Em 2008, o empreendedor e agrônomo trabalhava com fruticultura. Atento à demanda por mudas frutíferas do Nordeste, ele se inscreveu em um edital da Embrapa para incubação de novas empresas. Aprovado, acabou por se especializar na clonagem de plantas, fazendo a seleção e cópia genética das melhores mudas, reproduzidas em laboratório. Assim nasceu a Bioclone, hoje com capacidade para produzir 5 milhões de mudas por ano.
“Começamos com a banana, e agora já temos 12 variedades [da fruta]. Também fazemos cinco variedades do abacaxi, além de cana-de-açúcar e plantas ornamentais. Desde aquela época, até hoje, desenvolvemos novos protocolos para espécies de plantas”, afirma o empreendedor, hoje doutor em Fitopatologia, destacando que a seleção das melhores plantas para serem reproduzidas é feita pela observação qualidade e características fitotécnicas.
Leia mais aqui.
Informações: Gazeta do Povo
Envie para um amigo