O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 31/07/2017
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – Adapar publicou a Portaria nº 202, de
19 de julho de 2017, que estabelece novo período de vazio sanitário e mantém prazo para semeadura da
soja, além de outras medidas que integram a estratégia para controle da ferrugem asiática e preservação
da eficiência dos fungicidas que ainda controlam a praga.
O vazio sanitário da soja consiste
no período no qual é proibido cultivar, manter ou permitir a existência de plantas vivas de soja em qualquer
estágio vegetativo. O novo período vai de 10 de junho a 10 de setembro e já vigora para a safra
2017/2018.
O prazo limite para a semeadura é 31 de dezembro de cada ano agrícola. Quando condições meteorológicas impedirem a semeadura no período anterior à data limite a mesma poderá ser realizada posteriormente, mas essa situação excepcional deverá ser comprovada com dados oficiais do Instituto Agronômico do Paraná – Iapar ou do Sistema Meteorológico do Paraná – Simepar.
São medidas importantes e complementares. A prática do vazio sanitário tem o objetivo de retardar o aparecimento dos primeiros focos da praga, enquanto que o limite para semeadura objetiva a diminuição das aplicações dos fungicidas, condição para preservar a eficiência dos poucos produtos que ainda controlam a ferrugem asiática, já que está comprovado que os cultivos tardios são muito infectados e exigem maior número de aplicações.
Ferrugem asiática da soja: causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizie, é uma das doenças de maior importância da cultura da soja na atualidade, pelo potencial de disseminação e grande perda na produtividade.
Produção: A soja tem o maior VBP do Estado, com inquestionável importância econômica. Segundo o Departamento de Economia Rural, a produção paranaense de soja alcançou 19,6 milhões de toneladas na safra 2016/17. Em comparação com a produção da safra 2015/16 o volume foi 19% superior.
Envie para um amigo