Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Seminário Nacional Erva-Mate XXI

Publicado em 14/10/2016

Evento realizado no Auditório da PUC em Curitiba nos dias 05 a 07 de outubro de 2016, superou as expectativas, sendo que duas semanas antes do início as inscrições já estavam esgotadas. A promoção do mesmo foi da Embrapa Florestas, Ibramate, Instituto de Florestas do Paraná, Instituto Emater Paraná, Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná/Curitiba e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Ives Gularte, analista da Embrapa Florestas e coordenador do evento, enfatiza que o seminário trata da modernização do cultivo da erva mate e da diversificação da cultura. “Trata de novas práticas, tecnologias tanto para produção, dentro da propriedade rural, e para o uso da erva mate, que não só o chimarrão”, descreve.

O IBRAMATE - Instituto Brasileiro da Erva-Mate, além da participação na Abertura, realizou uma palestra técnica apresentada pelo Diretor do Ibramate, Engº Florestal Roberto Ferron, mostrando a situação atual da erva-mate no Brasil, tendências, perspectivas, novos produtos, bem como as principais ações em andamento no país. Já o Presidente do Ibramate Engº Agrº da EMATER-RS Valdir Zonin destacou as políticas públicas construídas até o momento (Câmara Setorial, Fundomate, Ibramate, Frente Parlamentar RS), e relatou as ações que estão sendo construídas como a Política Nacional da Erva-Mate.

A Emater-RS também participou em um painel através da apresentação do Gerente Adjunto da GCC Gilceu Cippolat relatando a experiência em certificação de erva-mate. Também a Nutricionista Bruna da GET participou com uma apresentação oral mostrando a experiência de Emater-RS e Vigilãncia Sanitária com relação a qualidade do produto erva-mate.

Presença fundamental também da Escola do Chimarrão de Venâncio Aires, representada pelo seu Diretor Pedro Schwuenber que mostrou a arte das diferentes formas de preparo do tradicional e bom chimarrão.

Os três dias do evento mostraram os avanços principalmente em novos produtos e novos mercados, destacando-se o  o mercado dos chás em acelerada expansão no planeta. Também a extração de extratos de erva-mate estão cada dia mais procurados no mercado para as indústrias de chás, farmacêutica, medicinal, gastronomia e cosméticos. Enquanto a novidade na Expointer ficou por conta do "chá-mate expresso e das cápsulas", no Seminário de Curitiba a novidade foi o "chá-mate solúvel".

Dezenas de palestras, painéis, apresentações orais e poster, debates e os bate-papo dos intervalos, marcaram os três dias do Seminário Nacional da Erva-Mate XXI, envolvendo novidades e discussões de toda a cadeia produtiva, do agricultor ao consumidor. O evento teve importante divulgação nacional e internacional, já que participaram também delegações do Uruguai, Argentina e Paraguai.

Fonte: TV Sul e Embrapa

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube