O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 22/09/2015
Um grupo de cientistas do Instituto de Pesquisa em Arroz de Sichuan, na China, sequenciou o genoma da cepa HD521 da bactéria do solo Bacillus thuringiensis, popularmente conhecida como Bt. Esse microrganismo é o inseticida biológico mais usado no mundo. O mapeamento mostrou que a HD521 tem um cromossomo, seis plasmídeos circulares e algumas características diferentes de outras cepas de Bt.
A HD521 apresenta a habilidade de inibir a Rhizoctonia solani, um fungo que ocorre em diversas culturas de importância econômica, como a batata, o feijão, o fumo, o milho e a soja, causando podridões nas raízes no início do desenvolvimento da planta e provocando redução no vigor e na germinação da semente. A incidência e a severidade do ataque estão associadas às condições do solo e a sequência de culturas adoradas na área.
Além disso, a cepa também tem três genes que codificam as proteínas cry7, que têm efeito inseticida para animais da ordem das coleópteras. O estudo é importante porque, até agora, apenas 15 cepas de Bt haviam sido completamente sequenciadas. O mapeamento do genoma de mais um desses microrganismos contribui para o desenvolvimento de outras plantas transgênicas resistentes a insetos.
Fonte: CIB, Standards in Genomic Sciences,
Envie para um amigo