O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 13/11/2013
O objetivo do 1° Seminário Paranaense de Energia da Biomassa Residual Agrícola, promovido pela UFPR é suscitar e estimular a discussão sobre a utilização da biomassa residual da exploração agrícola e florestal para produção de energia elétrica. O evento é dirigido a estudantes, docentes e profissionais da área, será realizado dia 6 de dezembro, no Setor de Ciências Agrárias, no Juvevê (auditório novo do bloco didático).
O seminário oferta 200 vagas, 80 para profissionais da área, 60 para estudantes de pós-graduação e 60 para alunos de graduação. Interessados em se inscrever devem acessar o site: www.ufpr.br/~nutricaodeplantas.
Segundo o coordenador do Seminário, professor Volnei Pauletti, o evento será aberto com a palestra de Oromar João Bertol, da Emater, que falará sobre “Desafios da utilização de biomassa residual agrícola para produção de energia: manutenção de palha para o sistema plantio direto”.Na sequência, às 9h20, o professor da UFPR, Dimas Agostinho da Silva, vai abordar “Produção de energia através da biomassa: processos e panorama nacional e mundial”. Ainda no período da manhã, às 10h30, Leticia de Pierri, da UFPR, vai proferir palestra sobre “Potencial de produção de energia a partir de biomassa residual da produção de grãos no Paraná”.
Na parte da tarde, a partir das 13h30, Samir de Azevedo Fagundes, da New Holland, proferirá palestra sobre “Máquinas para recolhimento de biomassa agrícola”. Na sequência, o tema que será abordado por Jonas Lippel é “Máquinas de processamento de biomassa agrícola e florestal”; e “Conversão de energia térmica em energia elétrica a partir da biomassa ─ tecnologias disponíveis”.
Dois painéis estão programados no evento: “Energia da biomassa residual da exploração agrícola” e “Energia da biomassa residual da exploração florestal”. Três palestras serão ministradas ao público-alvo de cada um dos painéis. No de exploração agrícola, serão sobre o uso da palha de arroz na geração de energia elétrica em Tubarão/SC” e será proferida por Clair Teixeira de Souza (Plantar Agronomia; uso da cana-de-açúcar na geração de energia elétrica (Pedra Agroindustrial S/A) e a terceira palestra abordará a produção e uso de briquetes de resíduos do beneficiamento de grão em Ponta Grossa/PR (Cooperativa Batavo).
Para os participantes do segundo painel ─ exploração florestal ─ estão programadas as palestras sobre uso de resíduo de colheita de pinus para cogeração de energia e será proferida por Paulo Levek (Sólida Brasil); reaproveitamento das cinzas de caldeira da queima de resíduos da colheita florestal (Iguaçu Celulose) e produção e uso de briquetes de resíduos da indústria madeireira e terá como palestrante Erickson Melluns Kemer (Brinquepar). Na sequência, os participantes terão espaço para perguntas, que serão seguidas pela cerimônia de encerramento às 18h10.
Projetos e iniciativas relacionados à Bioenergia fortalecem visão de futuro número da Rota Estratégica em Biotecnologia Agrícola e Florestal, que vislumbra o Paraná como provedor de soluções em Bioenergia, atendendo principalmente ao fator crítico criar fóruns de Bioenergia.
Fonte: UFPR
Envie para um amigo