O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 01/10/2013
No dia 20 de setembro foi inaugurado oficialmente o Centro de Excelência em Pesquisas de Biomassa e Carbono (BIOFIX), localizado no Campus III da Universidade Federal do Paraná. A cerimônia contou com a presença do reitor da UFPR, o professor doutor Zaki Akel Sobrinho e outras autoridades, como representante da Petrobrás e professores idealizadores do projeto.
O projeto visando à implantação de um laboratório de referência é uma parceria da ANP (Agência Nacional de Petróleo), Petrobrás, UFPR e Funpar. Nos discursos da cerimônia destacou-se a importância de parcerias como esta, que facilitam a aproximação da academia-empresa, uma vez que nas universidades e instituições de pesquisas desenvolvem-se soluções tecnológicas e estudos de grande potencial de aplicabilidade nas indústrias.
O objetivo do laboratório, que iniciou suas atividades em 2012, é realizar pesquisa avançada sobre fixação de carbono na biomassa, com desenvolvimento de tecnologias de plantio e manejo empregados nas atividades de florestamento e reflorestamento. Assim, busca-se recomendar formas sustentáveis de cultivo em larga escala para fins de sequestro de dióxido de carbono da atmosfera e compensação das emissões provenientes do consumo de combustíveis fósseis.
O BIOFIX é composto por professores, pós-graduandas e acadêmicas de Engenharia Florestal e outros cursos da Universidade Federal do Paraná. Sua estrutura é independente dentro da UFPR, sendo um prédio de 550 m2 que possui diversos recursos totalmente voltados para o foco de mudanças climáticas e geotecnologias, equipado para projetos de sequestro de carbono. O laboratório tem acordos com a maioria dos laboratórios da UFPR e ainda com outras instituições, que podem ser contratados ou conveniados em situações em que se requeiram análises específicas.
Os projetos desenvolvidos neste Centro de Excelência buscam solucionar problemas enfrentados pela iniciativa privada e pelas instituições de diversos setores. Além disto, são oferecidas disciplinas de graduação e cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado).
Os Observatórios SESI/SENAI/IEL estiveram presentes na cerimônia de inauguração. A Rota Estratégica em Biotecnologia Agrícola e Florestal busca a concretização das visões de futuro para o setor com o objetivo de acelerar a proposição e execução de projetos com vistas a consolidar as ações propostas no Roadmapping de Biotecnologia aplicada à indústria agrícola e florestal. A concretização de um Centro de Excelência em Pesquisa reforça o fator crítico P & D, Tecnologia & Inovação, relacionando-se com a visão de futuro de promover soluções em bioenergia, que possui como uma das ações estruturantes o desenvolvimento de linhas de pesquisa em biomassa e ciclagem de nutrientes.
Pesquisas relacionadas à biomassa também atendem o fator crítico Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da visão de futuro 4 do Roadmapping Energia – promover soluções em energia a partir da biomassa. Para conhecer melhor a rota estratégica do setor de energia, acesse o blog.
Envie para um amigo