O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 17/09/2013
O Instituto de Permacultura do Paraná (Ipepa), fundado em 2010 por profissionais paranaenses da área de ciências agrárias, possui visão sistêmica para colocar em prática os princípios da Agroecologia e Permacultura para promover o Desenvolvimento Territorial Sustentável.
O Ipepa apresenta os seguintes objetivos:
- Promover atividades referentes à preservação e a conservação ambiental e a valorização da diversidade cultural;
- Atuar com comunidades tradicionais, como os indígenas, faxinalenses, quilombolas, cipozeiras, pescadores artesanais do litoral, ilhéus do rio Paraná, farinheiras, etc.
- Desenvolver a segurança e soberania alimentar, a auto-suficiência, e a ecoeficiência de áreas de baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) no Estado, como o alto vale do rio Ribeira, o centro sul e o litoral, que normalmente são regiões de difícil acesso e de grandes remanescentes de vegetação nativa.
O Ipepa conta com um espaço virtual destinado à divulgação das práticas da Permacultura. Saiba mais sobre a iniciativa no Blog: http://permaculturapr.blogspot.com.br/p/permacultura.html
Permacultura
A Permacultura tem na sua relação com a atividade agrícola uma síntese das práticas tradicionais com ideias inovadoras, unindo o conhecimento secular às descobertas da ciência moderna, proporcionando o desenvolvimento integrado da propriedade rural de forma viável e segura para o agricultor familiar. E, neste ponto, encontra paralelos com a Agricultura Natural. Em síntese, é um método para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardins, vilas, aldeias e comunidades) ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.
Criada na década de 70 do século passado pelos australianos Bill Mollison e David Holmgren, que acreditam que cada ser humano deve tomar para si a responsabilidade dos seus impactos e de seus filhos no meio ambiente, ela chegou ao Brasil por volta da década de 90 e rapidamente se difundiu. Hoje a Permacultura possui vários centros de referência nos mais diversos lugares do país, com o objetivo de divulgar técnicas de bio-construção (captação da água da chuva, telhado jardim, paredes de barro, etc) e meios de produção agrícola.
Informações de Ipepa.
Envie para um amigo