O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 21/08/2013
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) realizou recentemente o Seminário Estratégias para controle de Helicoverpa armigera. A abertura do evento contou com o Diretor-Presidente da ADAPAR, Sr. Inácio Kroetz, que destacou a importância de se buscar alternativas ao controle de pragas tradicional.
Com base no que ficou demonstrado no Seminário, a ADAPAR sustenta que não há necessidade da adoção de nenhuma ação extraordinária, até porque na safra passada no Paraná e nos demais estados do Sul a Helicoverpa armigera não causou maiores danos.
Em sua palestra, o Diretor de Defesa Agropecuária, Eng. Agr. Adriano Riesemberg, apresentou o retrato da atuação da ADAPAR na fiscalização de agrotóxicos e o papel da Agência no estado do Paraná.
Como foi salientado na apresentação do Dr. Adeney é preciso que se retome o Manejo Integrado de Pragas, pois o uso exagerado de agrotóxicos só causa desequilíbrio e surgimento de novas pragas. A ADAPAR recomenda que os produtores façam o acompanhamento das lavouras, sob orientação de Engenheiros Agrônomos, para avaliarem a necessidade e o momento adequado para a aplicação de agrotóxicos.
O setor de cadastro de agrotóxicos já analisou e cadastrou dois agrotóxicos registrados no MAPA e até o início da safra deverá ter mais opções. A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná não irá autorizar a importação de agrotóxicos à base de benzoato de emamectina, pois esse ingrediente ativo não tem registro no Brasil e a política da ADAPAR é preservar a segurança dos agricultores e a produção do Paraná, para que não haja restrições às exportações.
Para assistir à gravação do seminário acesse em webcast.pr.gov.br/celepar/historico.php?evt_id=160 ou, para download, no endereço webcast.pr.gov.br/zip/celepar/160.zip.
Fonte: ADAPAR
Envie para um amigo