O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 21/08/2013
A UFPR (Universidade Federal do Paraná) é uma das instituições selecionadas pelo Ministério de Ciência e Tecnologia para fazer parte do Sisnano (Sistema de Laboratórios Multiusuários direcionados à Pesquisa). Recursos de R$ 1,1 milhão vão ser destinados ao desenvolvimento de novos estudos em nanotecnologia.
O programa prevê que empresas passem a usar os laboratórios multifuncionais das instituições de pesquisa para desenvolver novos estudos. “Além disso, pretendemos unir todas as instituições num Plano Estadual de Nanotecnologia. "As indústrias têm que vir para a universidade, para dar suporte a pesquisas como estas”, afirma a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, Graciela Bolzon de Muniz.
De acordo com a professora, a universidade irá oferecer serviços nas áreas de Física, Química, Engenharia Florestal e Microscopia Eletrônica, Medicina e Farmácia, envolvendo 20 pesquisadores. “As pesquisas acadêmicas na área têm aumentado, já temos cinco na UFPR: três de doutorado e duas de mestrado (Fonte: METRO Curitiba).
Também em agosto, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou a Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia (IBN), com o objetivo de promover o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação na área de nanotecnologia, estimulando a interação entre os setores público e privado neste sentido. “A Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia é um programa composto de várias ações estratégias para que a nanotecnologia torne a nossa indústria mais inovadora, de modo a aumentar a competitividade da economia brasileira”, destacou o ministro da C,T&I, Marco Antonio Raupp, na cerimônia de lançamento do Programa, em São Paulo (SP). (Fonte: ANPEI)
Envie para um amigo