O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 29/05/2013
Aconteceu no dia 24 de maio, nas dependências da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), o Workshop “Inovação & Capitalização do Conhecimento: Conheça os Mecanismos de Incentivo à Parceria Universidade – Empresa”.
Na sessão de abertura, o Professor Márcio Spinosa (Diretor da Agência PUC - à esquerda na foto) e o Professor Hélio Amaral (Diretor de Relações de Mercado – PUCPR) apresentaram a estrutura criada pela PUC-PR para propiciar o estabelecimento de projetos e parcerias de inovação tecnológica entre universidade e empresa.
A instituição fez um trabalho de reestruturação curricular, com base no estudo “Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense”, do Sistema Fiep-Observatórios Sesi/Senai/IEL.
O desafio da instituição é GERAR – CODIFICAR/ORGANIZAR – USAR/APLICAR – DISSEMINAR conhecimento. Para atender a este desafio, diversos instrumentos foram e estão sendo desenvolvidos e utilizados: banco de competências, banco de projetos, utilização de redes sociais, programa de reconhecimento e recompensa, programa PUC Ideias, entre outros. Além disso, o Tecnoparque PUC abriga inúmeros laboratórios e oferece espaço físico para incubadoras, em diversos setores.
A PUC-PR também foi a idealizadora e iniciadora da Feira de Inovação – INOVATEC. Iniciada em 2007, a INOVATEC mostra força para se tornar um evento institucionalizado e reconhecido como espaço para o estabelecimento de parcerias entre empresas e instituições de pesquisa. Desde 2011 o evento acontece nas dependências da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), um espaço criado pela indústria paranaense. Em 2013, a INOVATEC Paraná acontece entre os dias 15 e 17 de outubro, em Curitiba (PR), além dos eventos regionais em diversas cidades do interior do Paraná.
Em consonância com o tema discutido neste encontro, destacamos a iniciativa do trabalho de Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense, uma agenda de trabalho que reúne atores multi-institucionais ligados a diversos setores da indústria paranaense.
A Rota Estratégica em Biotecnologia Agrícola e Florestal conta hoje com uma média de 40 participantes em cada um dos quatro grupos de articulação que, em reuniões mensais, discutem as estratégias para atender o fator crítico "Pesquisa & Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação", citado no Roadmapping da Biotecnologia aplicada às Indústrias Agrícola e Florestal. Em 2013, o grupo de articulação “Rodada de Negócios Universidade-Empresa em Biotecnologia”, da Rota Estratégica em Biotecnologia Agrícola e Florestal, tem a proposta da realização de um workshop com o objetivo de apresentar as oportunidades de negócios no relacionamento entre universidade e empresa.
Acompanhe neste blog setorial informações a respeito desta programação.
Para mais informações entre em contato com Manuela Schuttel.
Envie para um amigo