O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 17/05/2013
Uma tecnologia inovadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia para o controle biológico de percevejos-praga da soja, foi apresentada durante a “Agrobrasília 2013” (14 e 18/05/2013, Brasília/DF). Trata-se da utilização de feromônios em armadilhas para monitorar e controlar populações de percevejos-praga em lavouras de soja. É uma tecnologia racional e sadia, que visa reduzir o uso de produtos químicos nas lavouras brasileiras sem perder o foco no aumento da produtividade agrícola.
As armadilhas, desenvolvidas a partir de feromônios, facilitam o monitoramento dos percevejos nas lavouras de soja, pois as capturas são especificas à praga-alvo, exigindo somente que o produtor conte o número de insetos. "O que se espera no futuro é que o produtor espalhe as armadilhas na área cultivada e faça inspeções semanais em busca de percevejos. Sempre que o número de insetos alcançar uma quantidade pré-determinada a aplicação de inseticida será recomendada, aumentando a efetividade do controle, e o mais importante: diminuindo o número de aplicações de pesticidas, o que protege o bolso do agricultor e o meio ambiente", afirma o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Miguel Borges.
Segundo ele, os semioquímicos ocupam hoje cerca de 30% do mercado de biopesticidas no mundo, perdendo apenas para os inseticidas bacterianos e os botânicos. No Brasil, o mercado de semioquímicos está em franca expansão, com mais de 15 produtos registrados e outros em fase de registro.
Para saber mais leia aqui.
Ola boa tarde! Sou enfermeiro e trabalho no ramo de epidemiologia (controle de pragas urbanas) e Sanitarismo (limpeza de reservat?rios,
caixa d'?gua, limpeza de ductos urbanos, limpeza de im?veis. Capina e limpeza de terrenos urbanos) , preciso me capacitar.
Gostaria de saber quais os cursos e artigos voltados para essas situa??es voc?s podem colaborar comigo. grato.
Conservadora
Sanear
Cleitonli3@Hotmail.com de lima
Envie para um amigo