O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 16/04/2013
Planta originada da Índia, trazida para o Brasil em 1992, o Nim é uma árvore de crescimento rápido, que em poucos anos atinge mais de 10 metros de altura e produz seus primeiros frutos entre três e cinco anos depois do plantio. Desenvolve-se bem em regiões semiáridas, por ser resistente à seca e suportar temperaturas elevadas, adaptando-se facilmente a diferentes tipos de solos.
As pesquisas indicam que o Nim pode ser utilizado como repelente de insetos. A pós-doutora em química orgânica e professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva, aponta que cerca de 400 espécies de insetos foram relatadas em pesquisas como sensíveis a algum tipo de ação do Nim.
No entanto, segundo ela, além desse tipo de ação, a planta tem efeitos sobre outros organismos, como nematóides, fungos, vírus e protozoários. Segundo a pesquisadora, o produto, que atua como bioinseticida, se revela praticamente inócuo ao ambiente e ao homem.
Não bastasse, o plantio da árvore na produção de mudas de praticamente todas as espécies (frutíferas, hortaliças, reflorestamento etc), tem se mostrado uma alternativa importante e de baixo custo para proporcionar melhor desenvolvimento do sistema radicular e da parte aérea das plantas, acelerando o seu processo de desenvolvimento e promovendo melhor aspecto fitossanitário.
Para mais informações, leia aqui.
Envie para um amigo