O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 06/03/2013
O Estado do Paraná, em parceria com o Governo Federal, lança nesta quarta-feira (6/3) o início das atividades da primeira fase dos serviços do inventário florestal do Estado. Os trabalhos preveem um levantamento detalhado das florestas nativas e plantadas no Estado do Paraná, amostradas em 550 pontos em todo o Estado, atingindo os 399 municípios paranaenses.
Os estudos serão coordenados pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e terão como principal foco as espécies nativas. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento também é parceira do projeto e irá auxiliar com informações sobre os estoques de espécies exóticas plantadas, como pinus e eucalipto.
A validação e o controle de qualidade dos dados coletados serão realizados pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), a análise da paisagem pela Embrapa Florestas e a identificação do material botânico pelo Museu Botânico de Curitiba – todos por meio de parcerias com o Setor Florestal Brasileiro.
O estudo incluirá variáveis biofísicas, que buscam fornecer informações sobre a dinâmica das florestas, assim como informações socioambientais, para subsidiar a interpretação da importância das florestas para a população que vive em seu entorno e questões administrativas.
Fonte: Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA)
Envie para um amigo